CIDADE

Maringá é referência no mercado de trabalho para deficientes

O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência – PPD – colocou em setembro 135 pessoas no mercado de trabalho do Paraná, o segundo recorde de 2004. "De janeiro a setembro foram 888 pessoas com deficiência colocadas. Se mantermos esse ritmo alcançaremos a meta de 2004, de 1000 colocados, antes do previsto", acredita o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann.

Os municípios que mais colaboraram para a marca foram Curitiba, com 38 colocações, e Maringá, com 25. Para combater o principal entrave na colocação de deficientes, a governo do Estado tem realizado, em parceria com a iniciativa privada e outras entidades como o Senai, cursos de qualificação profissional para pessoas com deficiência.

"Recentemente, um curso realizado com o Senai, o Sindimetal e a Bosch deu a oportunidade para que 20 deficientes fossem capacitados e inseridos imediatamente no mercado de trabalho. Aos poucos, estamos vencendo o obstáculo da qualificação.", conta o coordenador estadual do PPD, Simão Stczaukoski.

O Programa de Apoio a Pessoa com Deficiência é vinculado à SETP e funciona nas Agências do Trabalhador em todo o estado. Para se inscrever basta procurar uma Agência ou Posto de Atendimento e apresentar os documentos pessoais e currículo.

O PPD também presta orientação aos empresários quanto a contratação dos deficientes. "Fazemos um levantamento das necessidades da empresa e onde um deficiente se encaixa para realizar determinada função, procurando sensibilizar os funcionários para a inserção do deficiente", esclarece o coordenador.
Agência Estadual