RANKING

Paraná lidera ranking nacional de qualidade de vida, aponta pesquisa Bright Cities

Levantamento avalia 40 indicadores que incluem gestão pública, bem-estar, serviços básicos, prosperidade, segurança e infraestrutura. No ranking por municípios, Maringá está em 26º lugar.

Paraná lidera ranking nacional de qualidade de vida, aponta pesquisa Bright Cities
Entre os municípios paranaenses, Londrina aparece em 9ª, Curitiba aparece na 13ª posição e Maringá na 26ª. - Foto: Divulgação

Um estudo realizado pela plataforma de tecnologia Bright Cities apontou o Paraná como o líder entre os estados brasileiros em serviços urbanos e qualidade de vida. A avaliação foi feita com base em 40 indicadores das 326 cidades brasileiras que possuíam mais de 100 mil habitantes em 2021, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os critérios avaliados, estão itens ligados à gestão pública, bem-estar, serviços básicos, prosperidade, segurança e infraestrutura.

Por meio do diagnóstico municipal, a Bright Cities elaborou o ranking de Estados, que levou em conta a média da pontuação dos três municípios mais populosos de cada estado. Dentro deste critério, o Paraná foi representado por Curitiba, Londrina e Maringá.

A partir dessa metodologia, a plataforma atribuiu ao Paraná nota 6,48 em uma avaliação que varia entre 4,5 e 6,49. Depois do Estado, quem aparece em segundo lugar é São Paulo, com nota 6,31, seguido por Santa Catarina (6,22), Distrito Federal (6,08) e Minas Gerais (6).

No ranking por município, liderado por Barueri, em São Paulo, a mais bem classificada entre as cidades paranaenses foi Londrina, na 9ª colocação. Curitiba aparece na 13ª posição e Maringá na 26ª. Entre as cidades da região Sul, elas ocupam respectivamente o 2º, 3º e 4º lugar, com Florianópolis (SC) no topo da classificação.

A proposta, de acordo com a CEO da Bright Cities, Raquel Cardamone, foi traçar diagnósticos e indicar soluções capazes de melhorar a eficiência da gestão pública e a assertividade na tomada de decisões, para a transformação das localidades em cidades inteligentes.

Na concepção da empresa, cidades inteligentes são aquelas que buscam aumentar a qualidade de vida de seus cidadãos usando da tecnologia e da inovação para tornar a gestão pública mais eficiente. Nelas, a sustentabilidade é um importante objetivo, em todas as esferas, seja na utilização dos recursos humanos, ambientais ou financeiros.

Neste aspecto, o Paraná também recebeu um importante destaque recente, com Curitiba sendo eleita em junho uma das sete cidades mais inteligentes do mundo pela Intelligent Community Forum. A capital paranaense foi a única da América Latina a figurar na lista, obtendo a conquista pelo terceiro ano consecutivo.

Agência Estadual de Notícias
Por Gabrielle Nascimento