CIDADE

Praça Manoel Ribas tem 800 metros de fios furtados

Toda a fiação elétrica do sistema de iluminação pública da Praça Manoel Ribas, na Zona 5, foi furtada por vândalos nesta semana.

Conforme cálculos da Secretaria Municipal dos Serviços Públicos, a ação atingiu cerca de 800 metros de fios que eram interligados ao superposte da praça, onde freqüentemente são disputadas competições de vôlei-de-areia.

De acordo com o gerente de iluminação pública da secretaria, Roberto Orlandine, os reparos na praça só deverão ser finalizados na próxima semana.

Orlandine também assinala que os atos de vandalismo têm sido constantes em outras praças da cidade.

No mês passado, segundo ele, o furto de fios elétricos ocorreu na Praça Naturalista Augusto Ruschi – no Jardim Tabaetê – e na Praça das Américas, na Zona 8.

Antes delas foi atacada a Praça Luiz Gonzaga, na Rua Nildo Ribeiro e o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Tereza Leonel, no Conjunto Tarumã.

Na baixada da Avenida JK, no Bosque II, foram arrancados cerca de 500 metros de fios dos superpostes do canteiro central.

“Todo mês é registrado um grande roubo de fios em algum logradouro público, sem contar outros atos diários de vandalismo que ocorrem na cidade”, revela o gerente.

Na relação de danos provocados ao patrimônio público constam também furtos de luminárias, hastes metálicas, placas de sinalização e quebra de globos de vidro e de policarbonato, da iluminação rebaixada de ruas.

Um levantamento da gerência de iluminação pública aponta ainda que de cada 100 lâmpadas substituídas na cidade, 20 são resultantes de ataques de vândalos.

A proporção dos prejuízos pode ser medida pela quantidade trocada durante o ano: cerca de 16 mil lâmpadas, mil globos de policarbonato e 700 globos de vidro.

A despesa anual da Prefeitura para repor equipamentos e materiais danificados chega a R$ 1,5 milhão.

“Em busca de solução para esse problema é preciso que a população coopere e denuncie os autores das depredações”, conclui Orlandine.

Os atos suspeitos e confirmados de vandalismo podem ser comunicados à Gerência de Defesa Social, que atende 24 horas por dia pelo telefone 3901-1915.

Não é necessário que o denunciante se identifique.

Informações: 3261-5511 (Secretaria dos Serviços Públicos)