CIDADE

Natal Ingá: Maringá sediará campeonato brasileiro de balonismo

O “Night Glow” é uma das atrações mais esperadas da programação do “Natal Ingá 2006”.

O evento será realizado no dia 09 (sábado) de dezembro, a partir das 19 horas, no Estádio Municipal Willie Davids, durante o 19º Campeonato Brasileiro de Balonismo.

Cerca de 30 equipes brasileiras de balonismo estarão na cidade para participarem da festividade.

O “Night Glow” é um espetáculo onde os balões, amarrados por cordas, faram um vôo noturno no campo do estádio, por aproximadamente uma hora.

O ingresso para participar da solenidade será de um quilo de alimento, repassado ao Provopar – Maringá, que entreguará à entidades assistenciais do município.

O evento é uma realização da Prefeitura do Município de Maringá – Secretarias da Indústria e Comércio e Esportes e Lazer, em parceria com Maringá Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira de Balonismo e a Balonismo Promoções & Eventos.

Os maringaenses poderão notar entre os dias 5 e 11 dezembro um novo colorido no ceú da cidade, com a realização do 19º Campeonato Brasileiro de Balonismo.

Cerca de 30 equipes, de diversas regiões do Brasil, disputarão o título deste ano.

A competição contará com a presença dos principais pilotos do país, entre eles estão, Fábio Passos, Rubens Kalousdian, Adriano Perini, Luis Silvestre, Sacha e Sandro Haim, Gabriela Slavec, Nicholas Paulo, Lupércio Lima.

Para a 19º edição do campeonato, um dos pilotos favoritos para ficar com o título é o Sacha Haim, já que obteve vitória no I Sul Americano de balonismo, em junho deste ano, na cidade de Rio Claro (RJ).

É tricampeão brasileiro de balonismo e pentacampeão do Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS).

Segundo o piloto e organizador do campeonato, Adriano Perini, esta edição será uma das mais disputadas dos últimos anos.

“Neste campeonato os pilotos somaram pontos que serão contados no ranking nacional, que dará o nome ao campeão brasileiro de 2006,” diz Perin, acrestando que “Está será a maior competição realizada no Brasil e que Maringá reúne as melhores condições para a prática deste esporte”.

No campeonato de balonismo vários pilotos disputam uma série de tarefas que valem pontos. Quem acumular o maior número, será o campeão.

Na equipe de organização, o diretor técnico define as tarefas do campeonato, passando-as aos pilotos no briefing – reunião que antecede cada tarefa.

O chefe dos observadores, membro da organização, confirma as medições feitas pelos observadores que acompanham as equipes durante o período da tarefa para medir as marcas e anotar as infrações dos competidores.

Nas competições, instrumentos como o GPS (Global Positioning System), bússola, rádio e variômetro (aparelho que indica a velocidade de dubida e descida) ajudam na orientação do piloto.

São eles que verificam as condições meteorológicas e geográficas da região antes de cada prova.

O primeiro balão foi desenvolvido pelos irmãos Montgolfier, que no dia 05 de junho de 1783, na França, fizeram subir a primeira aeronave a ar quente.

Os irmãos Montgolfier e Jean Pilatre de Rozier, em 21 de novembro de 1783, teriam sido os primeiros balonistas da história, usando pela primeira vez hidrogênio no lugar de ar quente.

O primeiro vôo de balão no Brasil foi em 1885, quando Edouard Heilt voou alguns segundos no Saco de Alferes, no Rio de Janeiro (RJ), mas foi o brasileiro Augusto Severo de Albuquerque que pilotou o balão Bartolomeu de Gusmão sobre Realengo, no Rio de Janeiro (RJ), em 1894.

Voar de balão passou a ser um passeio seguro.

Em julho de 1987, em Casa Branca (SP), foi realizado o 1º Encontro Brasileiro de Balonismo e em 19 de dezembro de 1987 foi fundada a ABB - Associação Brasileira de Balonismo, com sede em São Paulo.