PRÊMIO

Estudantes do CAP-UEM recebem Prêmio Nacional Jovem Cientista

Realizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a premiação visa impulsionar pesquisas e investir em jovens que desenvolvem soluções inovadoras.

Estudantes do CAP-UEM recebem Prêmio Nacional Jovem Cientista
Ao todo, seis estudantes de idades entre 15 e 17 anos participaram das atividades do projeto em parceria com o Observatório de Violência de Gênero da UEM. - Foto: Divulgação/UFPR

O Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Maringá (CAP-UEM), foi escolhido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para receber o Prêmio Nacional Jovem Cientista, pelo Projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Ensino realizado em 2021 e 2022.

A premiação tem o objetivo de impulsionar a pesquisa científica no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade.

Com o tema “Lei Maria da Penha e o enfrentamento à violência doméstica no ambiente escolar” o projeto ganhador do prêmio é vinculado ao Observatório de Violência de Gênero da UEM e ao Núcleo Maria da Penha (Numape).

Ao todo, seis estudantes de idades entre 15 e 17 anos participaram das atividades do projeto. Eles foram responsáveis por desenvolver as pesquisas iniciais sobre machismo estrutural, violência doméstica e assédio na escola, assim como elaborar materiais didáticos voltados ao público do ensino médio, que possam ser utilizados pela escola, para fomentar o tema dentro do meio escolar.

A iniciativa foi orientada pelas professoras da UEM, Crishna Mirella de Andrade Correa, coordenadora do projeto de Extensão Observatório de Violência de Gênero e Gláucia Valéria Pinheiro de Brida, coordenadora do Projeto de Extensão do Numape, financiado pela Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti/PR).

A estudante Isabella Mayumi Gondo (CAP) e a professora Crishna Correa, receberão o prêmio em nome da equipe, no dia 24 de julho, em cerimônia dentro da programação da 75ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Maringa.Com, com informações da Universidade Estadual de Maringá.
Por Gabrielle Nascimento