EVENTO

Primeira edição do Rural Maringá Junino terá entrada gratuita; veja a programação completa

Maior São João do Sul do Brasil começa em 22 de junho com diversas atrações e atividades típicas.

Primeira edição do Rural Maringá Junino terá entrada gratuita; veja a programação completa
O evento será realizado no Pavilhão de Indústria e Comércio do Parque Internacional de Exposições com entrada gratuita. - Foto: Reprodução/Quadrilha de Campina Grande

O I Rural Maringá Junino, primeira edição da festa inspirada no São João de Campina Grande que acontecerá entre os dias 22 e 25 de junho, tem a programação divulgada pela Sociedade Rural de Maringá. O evento, que tem a proposta de se transformar no maior São João do Sul do Brasil, será realizado no Pavilhão de Indústria e Comércio do Parque Internacional de Exposições com entrada gratuita e doação espontânea de agasalhos, que serão destinados ao setor social da Dimensão Sociotransformadora da Arquidiocese de Maringá.

A programação do evento começa na quinta-feira (22), às 19 horas, enquanto na sexta-feira (23) e no sábado (24), as atividades ocorrem à tarde e à noite. No domingo (25), o Maringá Junino inicia-se às 10hs, com a missa sertaneja.

Atrações – A primeira edição do arraiá maringaense contará com gastronomia típica das festas juninas, Corredor do Forró, pau-de-sebo, fogueira, Tenda dos Milagres, correio elegante, brinquedos infantis, concursos de quadrilha e de forró e, ainda, de melhor traje masculino e feminino (adulto e infantil).

A quadrilha Mistura Gostosa, eleita a melhor de Campina Grande, na Paraíba, a capital do São João, se apresenta durante o evento. Além disso, o baile da melhor idade, missa sertaneja e almoço nordestino também estão entre os principais atrativos.

As tradicionais fitinhas de São João, Santo Antônio e São Pedro, parte integrante da tradição dos festejos juninos, irão compor um espaço para que as pessoas possam deixar seus pedidos.

Música – No corredor do forró haverá recepção ao público todos os dias, com os acordeonistas Maira Gaiteira e Fernando Gaiteiro, enquanto à tarde e à noite, apresentam-se outros grupos.

Na quinta-feira (22), o destaque é para o grupo de Viola Amigos do Jaspion e o Trio Canoeiros. Na sexta (23), a partir das 15h30, haverá Baile Caipira com o Trio Pau Brasil para a terceira idade e, à noite, a partir das 22h30, a animação fica por conta do forró pé-de-serra do Trio Magujé.

Dia de São João – No sábado (24), Dia de São João, a programação será especial, com a apresentação de Cinthia Santos e Banda, às 15h30, apresentação da quadrilha Mistura Gostosa, às 16h, e sunset com J.P e Rique Galiani, entre 17h30 e 19h30, seguidos da cerimônia da Puxada do Mastro de São João e acendimento da fogueira. Logo após, tem apresentação do Concurso de Dançarinos do Forró, da quadrilha Mistura Gostosa, apresentação do Concurso de Quadrilhas e encerramento com a apresentação da dupla sertaneja Tales e Conrado.

Domingo – No dia 25, a programação começa com uma apresentação da Banda Santa Maria, seguida do almoço nordestino, do Bingo de São João e apresentação de quadrilhas locais. À noite, a Banda Corda Crua toca músicas em ritmo de forró, baião, xote, xaxado e arrasta-pé.

A festa será encerrada com a final do Concurso de Dançarinos de Forró e do Concurso de Quadrilhas Juninas.

A programação completa e o regulamento para participar dos concursos de quadrilha e forró estão disponíveis no site oficial do evento.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa