EDUCAÇÃO

Inscrições para o Vestibular de Inverno da UEM começam nesta terça (30)

Primeiro vestibular de inverno pós-pandemia tem novo formato.

Inscrições para o Vestibular de Inverno da UEM começam nesta terça (30)
Há algumas mudanças no formato do vestibular deste ano. Entre as principais alterações está a possibilidade do candidato optar, no momento da inscrição, por até três cursos de graduação, que não precisam ser da mesma área. - Foto: Reprodução/UEM

As inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 da Universidade Estadual de Maringá estão abertas a partir desta terça-feira (30). Este é o primeiro vestibular de inverno pós-pandemia — o último foi realizado em 2019 — e os estudantes têm até 30 de julho para se inscrever.

A taxa tem o valor de R$ 177 e pode ser paga até o dia 12 de julho. Ao finalizar a inscrição, um código QR Code será gerado para pagamento via PIX. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de famílias de baixa renda, com ganhos de até meio salário mínimo por pessoa, têm direito à isenção da taxa de inscrição. O edital completo já está disponível.

Há algumas mudanças no formato do vestibular deste ano. Entre as principais alterações está a possibilidade do candidato optar, no momento da inscrição, por até três cursos de graduação, que não precisam ser da mesma área.

Na classificação, devem ser ranqueados, por ordem decrescente, todos os candidatos que escolheram o curso em 1ª opção, seguidos pelos candidatos que se inscreveram para o curso em 2.ª opção e, por fim, os vestibulandos que fizeram sua 3.ª opção de curso.

A prova também deixará de contar com questões de Conhecimentos Específicos. Outra mudança acontecerá na nota da redação, que passa a valer 120 pontos, assim como no Processo de Avaliação Seriada (PAS/UEM).

Além disso, serão aceitos documentos de identificação digital. As pessoas inscritas também poderão utilizar o nome social. Anteriormente, apenas o nome civil era permitido.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa