EVENTO

Festival de Ilustração de Maringá 2023 oferece workshops, palestras e exposição

Evento gratuito acontece nos dias 3 e 4 de junho com foco em ilustração, design, arte digital, artes visuais e áreas relacionadas. Confira a programação completa e saiba como participar.

Festival de Ilustração de Maringá 2023 oferece workshops, palestras e exposição
A programação também conta com análise de portfólio com May Tanferri e live painting com Frank Paris. - Foto: Renato Domingos

Depois de uma edição online e uma híbrida (atividades online e presenciais), o Festival de Ilustração de Maringá (Fima) terá sua primeira edição totalmente presencial nos dias 3 e 4 de junho. O evento, idealizado pelos ilustradores Marcelo Goto e Kleverson Mariano e mais uma vez viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, é totalmente gratuito e ocupará o CAC Márcia Costa com palestras, workshops e uma exposição de obras de 12 artistas locais que ficará aberta para visitação até o dia 23 de junho.

Além destas atividades, a programação também conta com análise de portfólio com May Tanferri e live painting (pintura ao vivo) com Frank Paris. Todas as ações serão acessíveis em Libras.

O evento é focado em ilustração, design, arte digital, artes visuais e áreas relacionadas. A seleção buscou mesclar atrações locais e de fora, trazendo artistas de várias gerações que vão abordar temas como processo criativo, trajetória, desenho de rua, de humor, caricatura e publicidade, entre outros.

“Nosso objetivo é oferecer ao público uma troca de experiência e novos conhecimentos. Para esta edição convidamos como palestrantes o cartunista Jean Galvão, da Folha de São Paulo; os ilustradores Doug Lira, Papoulas Douradas e a Barbarartes (artista da cidade e criadora da identidade visual desta edição), o grafiteiro Paulo Ito e o premiado estúdio Miralumo, criador do curta ‘Napo’, exibido em mais de 100 festivais ao redor do mundo e com mais de 60 prêmios de melhor animação”, revela um dos organizadores, Marcelo Goto.

Para assistir as palestras não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer no dia e horário divulgados. Já as inscrições para os workshops e para a análise de portfólio abrem dia 29 de maio e podem ser feitas gratuitamente pelo site do evento.

Já a exposição do Fima, que estará disponível até 23 de junho, tem como tema a “Música Brasileira”. Participam os artistas Angellmon, Gabriel Prod, Hellen Vieira, Karina Aiko, Marta Sayuri, Mel Ramoz, Primavera, Renata Redmerski, Santin, Soraya Tory, Wuniz e Zari. Cada um deles mostra um trabalho inspirado em uma música.

Clique aqui e confira a programação completa do Festival de Ilustração de Maringá 2023.

2 Coelhos Comunicação e Cultura
Por Gabrielle Nascimento