CULTURA

Festival Pé Vermelho de Poesia promove espaço de encontro e diálogo entre poetas e público

Após participarem da Residência, dez poetas desenvolveram diferentes produtos poéticos, que agora serão apresentados e distribuídos gratuitamente ao público presente no evento. Saiba mais.

Festival Pé Vermelho de Poesia promove espaço de encontro e diálogo entre poetas e público
Essa será a segunda etapa do projeto que teve início em abril com uma Residência Poética que proporcionou cinco formações ao longo de dois meses. - Foto: Gabriel Brunini

O 1º Festival Pé Vermelho de Poesia, projeto do Coletivo Pé Vermelho viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti, acontece dia 28 de maio na Coletiva Mostra Multicultural, com entrada gratuita. O objetivo é que as pessoas tenham contato com a poesia em diferentes materialidades para mostrar que a literatura não está restrita ao suporte do livro, como muita gente ainda pensa.

Essa será a segunda etapa do projeto que teve início em abril com uma Residência Poética que proporcionou cinco formações ao longo de dois meses.

Após participarem da Residência, dez poetas desenvolveram diferentes produtos poéticos, que agora serão apresentados e distribuídos gratuitamente ao público presente no evento. Nas oficinas, eles fizeram exercícios de escrita criativa e aprenderam técnicas de criação de quatro produtos poéticos, visando a distribuição de seus poemas.

Foram eles: pílulas poéticas (poemas curtos ou curtinhas), pocket zines, poemas visuais (como lambe-lambe e stencil) e performances de poesia falada. Quem ministrou as oficinas foram as produtoras culturais locais Érica Paiva Rosa e Ana Favorin, a atriz e professora Andresa Viotti e o poeta Fabio Boca (SP).

“O Festival Pé Vermelho de Poesia é um projeto pensado para tornar a poesia mais próxima das pessoas, para mostrar que ela faz parte do nosso cotidiano e está circulando na cidade em diferentes formatos, desde um lambe-lambe no muro até uma pílula poética. O formato de Festival nos dá a possibilidade de trazer a poesia em diversas materialidades ao mesmo tempo, então as pessoas vão encontrar poemas escritos ou falados em vários suportes e perceber que a poesia cabe em todo lugar”, explica Érica Paiva Rosa, produtora cultural e professora de literatura, também fundadora do Slam Pé Vermelho e coordenadora do projeto.

Os poetas Alexandra Ruan, Bolinha Podre, Devequi, Evillin, Gi Gasino, Gui Fioratti, Franciely Contrigiani, Nati Vieira, Pedro Covre e Suélen Dominguês vão entregar zines e pílulas poéticas e interagir com as pessoas, conversando sobre o processo de criação dos poemas e seus suportes. O festival terá intérpretes de Libras e, ao longo do evento, haverá performances e momentos de microfone aberto ao público.

“Nós queremos promover um espaço de encontro e de diálogo direto entre poetas e público, por isso, os poetas vão receber as pessoas, mostrar as exposições poéticas, falar sobre suas experiências e entregar as suas criações de mão em mão. A ideia é que, conhecendo esses poetas, as pessoas continuem consumindo a literatura produzida por eles em outros momentos e espaços”, diz.

Clique aqui e confira a programação completa do Festival Pé Vermelho de Poesia.

2 Coelhos Comunicação e Cultura
Por Gabrielle Nascimento