GERAL

Aplicativo do EstaR já está disponível para download

Novo sistema do Estacionamento Rotativo entra em vigor nesta segunda-feira (15) em Maringá.

Aplicativo do EstaR já está disponível para download
Para acessar o novo sistema, o usuário precisa baixar o aplicativo ′Estacione Legal′, buscar pela cidade de Maringá, realizar cadastro e registrar a placa do carro. - Foto: Reprodução/Ana Carolina Alves/PMM

O novo sistema digital de Estacionamento Rotativo (EstaR) da Prefeitura de Maringá começa a funcionar na próxima segunda-feira (15). O sistema conta com o aplicativo ′Estacione Legal′, já disponível para download, para que os motoristas possam cadastrar os veículos e carregar os créditos sem a necessidade de ir até uma cabine ou deixar o ticket no veículo.

Para acessar o novo sistema, o usuário precisa baixar o aplicativo ′Estacione Legal′, buscar pela cidade de Maringá, realizar cadastro e registrar a placa do carro. Será possível colocar valores de créditos diretamente no aplicativo e a recarga poderá ser feita em várias formas de pagamento. Quando o usuário estacionar e acessar o sistema, após 30 minutos de tolerância, o aplicativo iniciará o desconto automático dos créditos, referente ao período de duas horas de estacionamento (área azul 120 minutos e área verde 180 minutos).

Caso o usuário saia do sistema em tempo inferior ao máximo permitido, será possível resgatar os créditos não utilizados, desde que seja solicitado. Dessa forma, é cobrado apenas o tempo de uso. Se o motorista ainda estiver utilizando a vaga após as duas horas, o aplicativo enviará uma notificação de irregularidade. A fiscalização também será reforçada por meio dos orientadores de estacionamento rotativo e viaturas com câmeras que contribuirão com o rastreamento de veículos irregulares.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, o usuário que optar por adquirir um ticket avulso terá esse direito. “Os usuários que preferirem não utilizar o aplicativo poderão adquirir o ticket avulso eletrônico em 50 pontos distribuídos pela cidade. Para utilizar um ticket eletrônico, o usuário deverá cadastrar a placa do carro, pagar o crédito e guardar o comprovante, não sendo necessário voltar no automóvel. Porém, como este usuário não fez o cadastro no aplicativo, caso haja notificação, ela será realizada pelos orientadores de estacionamento rotativo, como já é feito atualmente”, diz. Os agentes também farão a comercialização dos tickets eletrônicos avulsos.

Os talões impressos anteriores ao novo sistema poderão ser utilizados até o dia 15 de junho. “Após este período, os tickets de papel não serão mais aceitos, mas poderão ser trocados por créditos digitais na sede do EstaR”, explica Purpur. A sede do EstaR fica localizada na Rua Neo Alves Martins, 2597.

As novas placas do EstaR Digital já foram instaladas nos locais onde há o estacionamento rotativo e contam com QRCode, para que o usuário possa acessar e baixar o aplicativo, assim como descobrir informações sobre os dias de funcionamento do EstaR.

Confira alguns locais de retirada do ticket avulso

  • Paço Municipal - Avenida XV de Novembro, 701
  • Procon - Avenida Herval com a Avenida Horácio Raccanello
  • Biblioteca Central - Avenida Horácio Raccanello, 6090
  • Agência do Trabalhador - Avenida João Paulino, 917
  • Centro de Ação Cultural - Avenida XV de Novembro, 514
  • Sala do Empreendedor - Rua Arthur Thomas, 792
  • Secretaria de Mobilidade Urbana - Avenida Colombo, 3114
  • EstaR - Rua Neo Alves Martins, 2591
Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa