EMPREGO

Maringá é a segunda cidade do Paraná com maior número de aprendizes no mercado de trabalho

Destinado a trabalhadores com idade entre 14 e 24 anos, a adesão ao programa Jovem Aprendiz teve aumento de 35% nos últimos sete anos no estado. Confira as vagas disponíveis em Maringá e região.

Maringá é a segunda cidade do Paraná com maior número de aprendizes no mercado de trabalho
No programa Jovem Aprendiz, o contratado recebe salário e outros direitos trabalhistas e previdenciários como vale-transporte, 13º, férias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) - Foto: Reprodução/FDR

Levantamento divulgado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) aponta Maringá como a segunda cidade do estado com maior número de aprendizes no mercado de trabalho. Conforme pesquisa, o programa Jovem Aprendiz no Paraná teve crescimento de 35% nos últimos sete anos.

No ranking estadual, Curitiba está em primeiro lugar com 7.930 jovens aprendizes empregados. Em segundo lugar está Maringá, com 1.958 e, em terceiro, Londrina, com 1.590.

As médias e grandes empresas são as que mais empregam aprendizes no Paraná. Aquelas consideradas de grande porte – que possuem mais de 99 empregados em seu quadro funcional – respondem por 68% do total de trabalhadores paranaenses com contratos de aprendizagem.

Comércio varejista, indústria de alimentos e comércio atacadista respondem, juntos, por 39% dos empregos ocupados pelos jovens aprendizes de 14 a 24 anos em todo o Estado.

No programa Jovem Aprendiz, o contratado recebe salário e outros direitos trabalhistas e previdenciários como vale-transporte, 13º, férias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A remuneração pode variar de R$ 800 a R$ 1,5 mil e a carga horária exercida é de 6 horas diárias de segunda a sexta-feira.

Em Empregos, há 22 anúncios de vagas para Jovem Aprendiz em Maringá e região. Algumas empresas contratantes são Gerar Maringá, Adm do Brasil, Planti Center, Paranaguá Cabines, Maquira, Plaenge e Atacado Campeão com cargos em diferentes funções.

Maringa.Com, com informações da AEN.
Por Gabrielle Nascimento