CIDADE

Bairro Empreendedor: ação social no Jardim São Silvestre reúne 900 pessoas

Cerca de 900 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram neste sábado (18) da ação social promovida pelo programa Bairro Empreendedor, no Centro Esportivo do Jardim São Silvestre.

O programa é uma iniciativa da Prefeitura sendo coordenado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (Seict).

Com diversas atividades de prevenção de saúde, recreativas e orientativas sobre mirco e pequenas empresas, os participantes do programa e moradores de bairros da região sul da cidade aprovaram o evento.

As moradoras do Jardim São Silvestre e Porto Seguro, Divina da Silva e Andreia Aparecida Duarte, respectivamente, passaram o dia no local.

“Trouxe meus dois filhos que estão adorando as atividades. Eles já brincaram na cama elástica, aprenderam a escovar os dentes corretamente e agora estão cortando o cabelo.

Um dia feito para a família, pois enquanto se divertiam eu fazia exames preventivos de saúde”, diz Divina da Silva.

“Eu também já participei de todas as atividades com meu filho.

Agora que já estamos um pouco cansados vamos tomar lanche, com pão, frutas e sucos, que eles estão oferecendo”, comenta Andreia Duarte.

Para monitorar os presentes e auxiliar na organização, a equipe da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo contou com o apoio de aproximadamente 30 voluntários das empresas e entidades parceiras do programa.

De acordo com o secretário da Seict, Ercílio Santinoni, tanto comunidade como Prefeitura e parceiros estão satifesitos com o resultado do Bairro Empreendedor.

“Por ser a primeira experiência estamos bastante entuasiasmados com a participação.

As pessoas que vêm aos cursos, palestras e consultorias estão realmente interessadas em alavancar seu comércio ou abrir um novo negócio.

Prova disso é a adesão dos bairros vizinhos neste dia de ação social.

Futuramente iremos promover outros dias como este e já estamos preparando novas palestras e cursos para o programa”, diz Santinoni.

No próximo dia 23 (quinta-feira) um consultor da Caixa Econômica Federal vai ministrar palestra sobre financiamentos.

A Prefeitura, a pedido dos participantes, pretende repetir alguns cursos, ainda este ano.

O casal Ana Maria Martins e José de Paula Martins Junior participa desde o início do Bairro Empreendedor e está animado com a possibilidade de montar seu próprio negócio.

“Viemos em todas as palestras e cursos.

É um grande apoio para os micro e pequenos empresários e para quem tem a expectativa de abrir uma empresa.

Recebemos muito auxílio, mas ainda não estamos prontos para arriscar”, comenta Ana Maria.

“Temos algumas dúvidas e anseios, mas agora com a consultoria particular que o programa vai oferecer, acredito que vai dar para montar nossa loja de calçados”, anima-se José de Paula Martins.

O próximo passo do Bairro Empreendedor é auxiliar pessoalmente os participantes do programa.

“Vamos promover mais algumas palestras e, a partir de agora, os participantes irão manter contato diretamente com os consultores, para que juntos analisem cada dificuldade.

Como temos recebido alguns pedidos vamos retomar alguns temas já debatidos e até, quem sabe, começar o curso com uma nova turma”, comenta o gerente de qualificação profissional da Seict, Valdeir Arruda.