POLÍTICA

Justiça notifica Câmara solicitando o afastamento imediato de dois vereadores de Maringá

Altamir dos Santos (Podemos) e Belino Bravin Filho (PSD) foram condenados pelo STJ por nepotismo. Além da perda do mandato, ambos terão os direitos políticos suspensos por três anos.

Justiça notifica Câmara solicitando o afastamento imediato de dois vereadores de Maringá
Altamir dos Santos (Podemos) está em seu quarto mandato. Já Bravin (PSD), está no oitavo mandato seguido no Legislativo de Maringá - Foto: Reprodução

A Câmara de Maringá deve receber nesta segunda-feira (17) um ofício da Justiça que determina o afastamento dos vereadores Altamir dos Santos (Podemos) e Belino Bravin Filho (PSD), condenados por nepotismo. A decisão foi emitida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ)

O ofício, assinado pelo juiz substituto Leandro Albuquerque Muchiuti, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Maringá, determina o afastamento imediato dos vereadores e a suspensão dos direitos políticos por três anos, impedindo a disputa por cargos nas eleições municipais do ano que vem.

Desde 2006, Altamir dos Santos e Bravin são investigados por empregarem parentes como assessores de seus próprios gabinetes. Além deles, outros sete ex-vereadores também foram condenados na decisão do STJ: Dorival Ferreira Dias, Edith Dias de Carvalho, John Alves, Marly Martins Silva, Odair Fogueteiro, Zebrão e Chico Caiana, falecido em 2020.

Segundo o Tribunal, a decisão não cabe mais recurso.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa