CULTURA

Documentário retrata a construção e evolução de Maringá pela ótica do associativismo

A produção aborda temas como a emancipação política de Maringá, a constituição da Catedral, o surgimento da Cocamar e muito mais. Conheça o projeto e onde assistir.

Documentário retrata a construção e evolução de Maringá pela ótica do associativismo
As filmagens das dramatizações foram realizadas ao longo do mês de outubro de 2022, envolvendo o trabalho de mais de 100 profissionais, entre equipe técnica, artistas e figurantes. - Foto: Regiane Andrade

O documentário de longa-metragem “Maringá Cidade Empreendedora – Da lama e da poeira ao associativismo”, com roteiro de Miguel Fernando e direção de João Gabriel Kowalski, terá pré-estreia para convidados no dia 3 de abril, às 19h, no Cineflix do shopping Maringá Park.

A produção é uma parceria entre a Camarada Filmes, de Curitiba, e a Cosmos Filmes, de Maringá, viabilizada por meio da Lei do Audiovisual. Depois disso, o filme será disponibilizado no YouTube.

A proposta do filme é retratar a história da cidade de uma forma diferente, abordando o tema do desenvolvimento econômico por meio do gênero "documentário dramatizado" (também chamado docudrama), ou seja, contando os fatos não só com o apoio de documentos em foto e vídeo, infográficos e entrevistas de personalidades, mas também com dramatizações de eventos reais, revividos por atores e atrizes.

Desta forma, o roteiro começa no período da colonização, quando tudo ainda era uma densa floresta com muita poeira vermelha, passeando por alguns pontos decisivos da história econômica, política e social de Maringá, focando nos debates de ideias e estratégias para o desenvolvimento da cidade até os dias atuais.

“Escrever o roteiro foi desafiador, pois precisei concentrar em 70 minutos um apanhado dos principais embates e eventos da história da cidade. Por outro lado, queríamos trazer a visão do pioneiro, o olhar de quem viveu à época e de quem está projetando o futuro, por essa razão optamos por depoimentos de antigos líderes do meio associativista. Além de retratar a história da cidade, contextualizamos a importância da ACIM para esse desenvolvimento”, antecipou o roteirista Miguel Fernando.

Com mais de 30 depoimentos, são abordados temas como, por exemplo, a emancipação política de Maringá, as primeiras eleições municipais, a constituição da Associação Comercial, a construção da Catedral, a chegada da água encanada, o crescimento demográfico, o surgimento da cooperativa de cafeicultores (atual Cocamar), a ampliação da rede de telefonia, a criação da UEM, a verticalização da cidade e a criação do Conselho de Segurança e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, além de falar sobre a importância do associativismo e lançar um olhar para o futuro.

Será utilizado vasto material de arquivo que integra o acervo do projeto Maringá Histórica, como vídeos da Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná (CMNP), do Centro de Documentação Luiz Carlos Masson e da ACIM, com entrevistas de diversos ex-presidentes da entidade, vários deles já falecidos.

“Queríamos mostrar o desenvolvimento da cidade a partir de seu DNA, ou seja, o associativismo, e para isso seria impossível deixar a ACIM em segundo plano. Maringá cresceu com a força das ações políticas, claro, mas também com o grande engajamento da sociedade civil organizada”, reforçou o presidente do Conselho Superior da Acim, Michel André Felippe Soares.

As filmagens das dramatizações foram realizadas ao longo do mês de outubro de 2022, envolvendo o trabalho de mais de 100 profissionais, entre equipe técnica, artistas e figurantes. Dentre as locações estão o Museu Cordiolli e o Memorial Kimura, em Floriano.

“A experiência de participar de um projeto que está conectado diretamente com a origem de Maringá me mostrou a importância de valorizar ainda mais o passado. Eu tive o privilégio de dirigir as partes ficcionais do documentário, mas que não seriam possíveis sem o trabalho de um coletivo e, principalmente, da pesquisa histórica que nos guiou até o resultado final. A história existe para ser lembrada e entendermos como chegamos até aqui”, explica o diretor João Gabriel Kowalski.

Dois anos depois de iniciado, o filme terá versões acessíveis e, após a pré-estreia, será disponibilizado gratuitamente ao público em geral no canal do YouTube do Maringá Histórica e da ACIM.

2 Coelhos Comunicação e Cultura
Por Gabrielle Nascimento