FIM DE ANO

Decoração de Natal homenageia Maringá

Nesta sexta-feira, às 20h, visitantes de Maringá e região vão assistir à chegada do Papai Noel e das noeletes ao shopping Aspen Park.

O Bom Velhinho sairá da Catedral Nossa Senhora da Glória, percorrerá as principais ruas do centro da cidade e descerá na Avenida São Paulo, em frente ao shopping.

Mas não percorrerá esse caminho sozinho.

Será acompanhado por pioneiros de Maringá, que vão representar algumas etnias colonizadoras da cidade que estão sendo homenageadas por meio da decoração de Natal do Aspen Park.

Tanto o Papai Noel quanto os pioneiros, serão acompanhados, na chegada, por cerca de 20 crianças.

Elas vão simbolizar a nova geração de maringaenses durante a comemoração que marcará a abertura oficial do Natal no Aspen Park, que este ano está sendo chamado de “Natal pelo Mundo Aspen”.

Para não descaracterizar este resgate histórico, até o meio de transporte que trará os convidados ao shopping remete ao passado.

Parte deles chegará com uma Jardineira original, um ônibus antigo que pertence à empresa de transporte coletivo, TCCC; os demais virão de “Catita”, nome dado a um caminhão adaptado pela empresa de transporte rodoviário, Viação Garcia para transportar pioneiros da região norte do Paraná no princípio da formação da cidade.

Pouco antes da chegada dos convidados, às 19h30, os visitantes do shopping vão assistir a apresentação de cerca de 30 integrantes do Coral Cocamar, que apresentarão um repertório de Natal mesclado com sucessos do MPB.

Logo após a chegada do Papai Noel e dos pioneiros haverá uma breve solenidade com homenagens e com as bênçãos de um representante do arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti.

Por fim, o Bom Velhinho irá percorrer todos os pisos do shopping até chegar ao seu tradicional trono, que ficará no 4º piso, onde distribuirá balas e bexigas.

DECORAÇÃO DE NATAL – Pelo segundo ano consecutivo, o shopping Aspen Park homenageia Maringá com sua decoração.

No ano passado, a árvore de Natal do shopping foi uma réplica da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, com 10% do tamanho da original.

Neste ano, os principais elementos da ambientação do “Natal pelo Mundo Aspen” serão mini-cenários que resgatam um pouco da participação de algumas etnias na colonização da cidade, como os povos dos países árabes, os japoneses, os alemães, os italianos e os portugueses.

Estarão representados também os próprios maringaenses, que descendem da miscigenação daqueles povos.

Cada etnia ganhará seu cenário em um dos pisos do shopping.

Em cada cenário, um memorial descritivo apresentará curiosidades sobre a influência da nação homenageada na cultura local.

As etnias serão identificadas também por meio de réplicas de símbolos arquitetônicos de cada nação, assim como, por bandeiras e personagens animados eletronicamente vestidos com roupas típicas da cultura.

O primeiro cenário será visitado no subsolo G1 e representará os países árabes, simbolizados pela Torre da Mesquita, que também é um dos pontos turísticos de Maringá.

O cenário dos japoneses ficará no 1º piso, e estará simbolizado por Pórtico do Japão, que representa a arquitetura típica do oriente.

No 2º piso, ficará a “Casinha da Alemanha”, que remete às construções em estilo germânico.

No 3º piso, a homenagem será para os portugueses, simbolizados pela Torre de Belém, monumento conhecido de Lisboa, capital de Portugal, que foi decretado Patrimônio Cultural da Humanidade em 1983.

Ainda no 3º piso, ficará o cenário dos italianos, que vai conter a réplica de um dos monumentos mais conhecidos da Itália, a Torre de Pisa.

Por fim, no 4º piso, a réplica da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória marcará a homenagem do shopping também a geração de maringaenses.

ÁRVORES DE NATAL – A Estrela Central, no 1º piso, onde tradicionalmente ficava a Árvore de Natal, neste ano marcará o aspecto religioso da festividade.

Para isso, será decorada com um presépio, composto por sete personagens: José, Maria, os três Reis Magos, um Anjo Gabriel e o menino Jesus.

A tradicional árvore de Natal do shopping ficará suspensa a partir do 2º piso.

Além desta novidade, há outra inovação: a árvore de Natal interativa, que também ficará no 2º piso e será decorada por brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis doados por colaboradores e visitantes do shopping Aspen Park.

A cada doação para a árvore interativa, o cliente ganhará o direito de consultar dados sobre seu sobrenome, bem como o brasão da sua família na central de pesquisa de brasões e sobrenomes, montada no 2º piso.

Depois das festividades de fim de ano, os objetos que compõem a árvore interativa serão doados para a Fundação Isis Bruder e Hospital do Câncer de Maringá.

Os clientes poderão fazer consultas à central de pesquisa de quarta-feira a domingo, das 14h às 20h.

PAPAI NOEL – Até o Natal, o Bom Velhinho e duas noeletes estarão todos os dias no shopping Aspen Park, das 14h às 22h.

O Papai Noel ficará em seu tradicional trono no 4º piso, onde distribuirá balas, bexigas e vai tirar fotos com as crianças.