CULTURA

Capoeiristas de Maringá fazem pré-lançamento de álbum em homenagem às mulheres

O evento gratuito será realizado neste sábado (25) no Teatro Barracão; saiba mais sobre o projeto “Salve as Marias - Elas cantam Capoeira”.

Capoeiristas de Maringá fazem pré-lançamento de álbum em homenagem às mulheres
Treze intérpretes participaram da gravação do álbum, entre alunas e parceiras da contramestra Lissandra, que atua na cidade há mais de 20 anos. - Foto: Divulgação/Arte Afro Produções Artísticas e Culturais

Neste sábado (25), às 20h no Teatro Barracão, acontece o show de pré-lançamento do álbum "Salve as Marias - Elas cantam Capoeira", que presta homenagem a todas as mulheres capoeiristas. A entrada do evento é gratuita e a classificação é livre. O projeto foi idealizado e coordenado pela contramestra Lissandra Sucena e é viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti.

Com direção de Lissandra, o álbum tem produção audiovisual, musical e gestão de redes sociais da IDX Produções Artísticas. O projeto tem 14 faixas de cantigas autorais e de domínio público, que em breve estarão disponíveis em todas as plataformas digitais.

O objetivo é dar voz e vez às mulheres e incentivar novas capoeiristas a falarem e cantarem sobre suas trajetórias e histórias na capoeira e na cultura afro-brasileira.

Treze intérpretes participaram da gravação do álbum, entre alunas e parceiras da contramestra que atua na cidade há mais de 20 anos. Além dela, participam Graziele Oliveira Evangelista, Keli Cristina dos Santos, Gabriela Felipe de Alencar, Kendiel Bergamaschi, Jessica Lorena Machado, Victoria Linsy, Cristiane Crisptano, Natasha Barbosa Primo, Geovana de Aquino Vicentini, Isadora Matias Rocha, Julia de Aquino Vicentini e Carol Pera.

“A gente vê hoje muitas mulheres, mestras, professoras, contramestras, com vozes potentes, que tocam, cantam e coordenam trabalhos maravilhosos, mas ainda assim, não tem nenhum projeto gravado, num mercado que é predominantemente ocupado pelos homens. Então o objetivo desse nosso projeto é justamente homenagear essas mulheres e fortalecer essas trajetórias que são tão importantes para a cultura afro-brasileira”, explica Lissandra. Desta forma, pretende-se contribuir para a preservação e transmissão dos saberes ancestrais.

O show de pré-lançamento terá participação especial do Grupo Sucena e da contramestra Maré, ambos de Maringá, tocando um repertório rico e diversificado, das tradicionais músicas da capoeira, mantendo seus fundamentos e preceitos com suas ladainhas e corridos, aos arranjos mais contemporâneos. Traz, também, a alegria do coco e do samba de roda, manifestações populares que caminham lado a lado com a cultura da capoeira.

Está confirmada a presença de várias mestras renomadas na plateia, vindas de outros Estados, grupos e coletivos de capoeira.

2 Coelhos Comunicação e Cultura
Por Gabrielle Nascimento