CIDADE

Maringá é uma das melhores cidades do Brasil em ranking de saneamento básico

Cidade Canção ocupa o 14.º lugar na lista, na frente de outros grandes municípios paranaenses, como Curitiba e Londrina.

Maringá é uma das melhores cidades do Brasil em ranking de saneamento básico
O ranking é constituído pelas 100 maiores cidades do país. Critérios, como os serviços oferecidos e indicadores de eficiência, são analisados pelo Instituto Trata Brasil. - Foto: Thiago Louzada/PMM

Maringá é a 14.ª melhor cidade do Brasil quando o assunto é saneamento básico, indica um estudo do Instituto Trata Brasil, realizado em parceria com a GO Associados, divulgado nesta segunda (20). No ranking de 2022, o município ocupou o 10.º lugar.

O ranking é constituído pelas 100 maiores cidades do país. São analisados critérios, como os serviços oferecidos e indicadores de eficiência, e, entre os 20 melhores municípios, oito estão no estado de São Paulo e seis são do Paraná. Na lista, encabeçada por São José do Rio Preto (SP), a Cidade Canção está na frente de outras grandes cidades paranaenses, como Curitiba (15.ª) e Londrina (19.ª). Veja a lista completa mais abaixo.

O documento divulgado pelo Trata Brasil realça a desigualdade sanitária no país. Dentre os municípios melhores colocados, o investimento médio por habitante é de R$ 166,52 e o atendimento total de esgoto chega a 97,96%. Em contrapartida, entre as 20 piores cidades em saneamento básico do país, o investimento cai para R$ 55,46 e a cobertura de atendimento de esgoto é de apenas 29,25%.

Confira as 20 melhores cidades:

  1. São José do Rio Preto (SP)
  2. Santos (SP)
  3. Uberlândia (MG)
  4. Niterói (RJ)
  5. Limeira (SP)
  6. Piracicaba (SP)
  7. São Paulo (SP)
  8. São José dos Pinhais (PR)
  9. Franca (SP)
  10. Cascavel (PR)
  11. Ponta Grossa (PR)
  12. Sorocaba (SP)
  13. Suzano (SP)
  14. Maringá (PR)
  15. Curitiba (PR)
  16. Palmas (TO)
  17. Campina Grande (PB)
  18. Vitória da Conquista (BA)
  19. Londrina (PR)
  20. Brasília (DF)
Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa