EMPREGO

Taxa de desemprego no Paraná é a menor em oito anos

Número está quase três pontos percentuais abaixo da média nacional, que ficou em 7,9% no quarto trimestre de 2022.

Taxa de desemprego no Paraná é a menor em oito anos
Na pesquisa realizada trimestralmente, esta é a nona queda consecutiva na taxa de desemprego desde 2020. - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a taxa de desemprego no Paraná caiu para 5,1% no quarto trimestre de 2022. Divulgada nesta terça-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a menor porcentagem do estado nos últimos oito anos — no último trimestre de 2014, o número chegou a 3,8% — e uma das menores do Brasil.

Na pesquisa realizada trimestralmente, esta é a nona queda consecutiva na taxa de desemprego desde 2020. Durante o pico da pandemia, a porcentagem de desocupação atingiu 10,5%, com 617 mil pessoas sem emprego. Em relação ao número atual, houve uma redução de 48%.

Os números também mostram que o Paraná tem quase 9,5 milhões de pessoas com idade para trabalhar (mais de 14 anos). Desse total, 6,2 milhões estão trabalhando ou procurando emprego; 5,9 milhões estão empregadas; e 318 mil estão desocupadas.

A maioria dos paranaenses trabalha para o setor privado (3,2 milhões) e, dentro desse número, 2,6 milhões (81%) têm carteira assinada, 623 mil pessoas são funcionários públicos e 1,8 milhão estão empregadas informalmente — número 5% menor em relação à última pesquisa divulgada pelo IBGE, no terceiro trimestre de 2022.

Taxa nacional - No Brasil, a taxa de desemprego chegou a 7,9%, um recuo de 0,8 ponto percentual em comparação com a última pesquisa, realizada entre julho e setembro do ano passado.

Além do Paraná, Rondônia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Roraima apresentam os menores indicadores de desocupação do país.

Maringa.Com, com informações da Agência Estadual de Notícias
Por Vanessa Santa Rosa