Conheça quatro golpes comuns para ter cuidado durante a folia de carnaval
Em meio à festa, se prevenir é a melhor opção para evitar possíveis transtornos.
Com a chegada do Carnaval, muitos golpistas se aproveitam dos foliões para tirar vantagem. Alguns dos métodos mais conhecidos são os golpes que utilizam pagamento por aproximação, maquininhas, troca de cartões e o pagamento instantâneo Pix. Para aproveitar as festas sem transtornos, confira dicas de como se proteger.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Golpe por aproximação
Em meio às aglomerações dos bloquinhos e festas de Carnaval, é fundamental desativar a função contactless dos cartões. Muitos golpistas se aproveitam do pagamento por aproximação para roubar valores em débito ou crédito.
Os aplicativos de banco que possuem essa alternativa de pagamento possibilitam que os usuários habilitem ou desabilitem a função de forma rápida e prática a qualquer momento.
Golpe da maquininha
Sempre que for realizar um pagamento por maquininha é fundamental se atentar aos valores digitados. Se o visor estiver danificado ou coberto, evite concluir o pagamento.
Troca de cartões
Durante a compra de bebidas ou comidas, evite dar o cartão na mão do vendedor. Em muitos casos, os golpistas prestam atenção na senha digitada e trocam os cartões para usufruir dos limites e saldos disponíveis na conta do usuário. Caso entregar o cartão seja inevitável, fique sempre atento se o cartão devolvido possui o seu nome impresso.
Golpe por Pix
Ao realizar pagamentos instantâneos, é essencial que os foliões confiram se o valor está sendo destinado para a pessoa certa. No caso de pagamentos por QR Code, conferir o valor a ser pago antes de concluir a transação é fundamental.
Vale destacar também que estabelecer um limite de valores a serem movimentados por Pix evita transtornos em caso de perda ou roubo de celulares. Esse limite pode ser estabelecido através dos aplicativos dos bancos.