MEIO AMBIENTE

Congresso Brasileiro de Arborização Urbana reuniu mais de 200 participantes

Maringá foi sede do 10º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, que teve início no último domingo (5) e encerrou na (quarta-feira, 8).

Segundo os organizadores do evento, mais de 200 pessoas participaram do congresso, assistindo a palestras, conferências, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e realizando debates sobre a importância da arborização no contexto da cidade contemporânea.

Foram apresentados trabalhos com temas sobre arborização urbana, como “Implantar, Manejar e Contemplar”.

Participaram das atividades produtores, pesquisadores, alunos, fornecedores, comerciantes, além de representantes de prefeituras e outros órgãos públicos de Estados como Amazonas, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraíba e Rio Grande do Norte que discutiram sobre toda a cadeia produtiva, do planejamento ao monitoramento da arborização urbana.

O município, que possui atualmente cerca de 130 mil árvores, foi elogiado por possuir um plano de arborização, que foi traçado para dar uniformidade em todas as estações do ano.

Hoje, 39% das árvores são Sibipirunas, a segunda espécie mais freqüente é o Ipê Roxo, que representa 10% das árvores, seguido pela Tipuana, com 6,7%.

Para o secretário do Meio Ambiente e Agricultura de Maringá, José Croce Filho, o fato de o congresso ter ocorrido em Maringá possibilitou o enriquecimento do conhecimento dos participantes e de quem vive na cidade.

“Além disso, pudemos apresentar nosso projeto criado na atual adiministração de implementar o Instituto da Árvore, modelo moderno de continuidade, por não ser governamental, que facilita na captação de recursos por contar com membros da sociedade civil”, avalia.

O Congresso foi realizado pela Prefeitura de Maringá, Maringá Convention & Visitors Bureau, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Cesumar, International Society of Arboriculture, e Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. O patrocínio é da Viapar, CREA-PR, Frangos Canção, Usaçucar, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Itaú e Amea.

Informações sobre o Congresso com o gerente de desenvolvimento tecnológico da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, Eduardo Arnei, telefone 3221-1452.