LEGISLATIVO

Em Maringá, vereador propõe distribuição de ticket-alimentação para pessoas em situação de rua

De acordo com Rafael Roza (Pros), autor da proposta, o objetivo é evitar a doação de esmolas para consumo de drogas; entenda.

Em Maringá, vereador propõe distribuição de ticket-alimentação para pessoas em situação de rua
A proposta foi apresentada nesta terça-feira (7) em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Maringá. - Foto: Divulgação/CMM

O grande volume de reclamações sobre a criminalidade e pessoas em situação de rua nas regiões centrais da cidade fizeram com que o prefeito Ulisses Maia se manifestasse nas redes sociais. No comunicado, Maia destaca a importância em evitar a distribuição de esmolas na cidade, pois “estimulam pessoas a virem para Maringá ficar em situação de mendicância”.

A fala foi condenada pelo Padre Júlio Lancellotti, cidadão honorário de Maringá, através das redes sociais com o comentário “Incrível a visão da realidade e a ausência de discernimento”.

Como uma possível solução para o problema de pedintes na cidade, o vereador Rafael Roza (Pros) propôs, na sessão ordinária desta terça-feira (7) na Câmara dos Vereadores de Maringá, um ticket-alimentação para as pessoas em situação de rua se alimenarem nos Restaurantes Populares da cidade. De acordo com o vereador, o objetivo da medida seria dificultar o acesso a esmolas para a compra de drogas.

“Na verdade a ideia veio de algumas pessoas que trabalham com pessoas em situação de rua. É uma tentativa da gente evitar que os moradores de rua recebam dinheiro para usar com drogas ao invés de comida. Não queremos financiar as pessoas moradoras de rua, mas sim orientá-las e dar uma melhor direção”, explica o vereador.

Roza ainda destaca que não acredita que o ticket-alimentação acabe com todos os problemas, mas sim dificulte o acesso às drogas disponibilizando a alimentação invés de quantias em dinheiro.

O requerimento foi encaminhado para a Prefeitura de Maringá, que tem o prazo de 15 dias para responder o Legislativo.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento