CIDADE

Qual o bairro mais antigo de Maringá? Conheça as regiões pioneiras da cidade

Confira quais foram os primeiros bairros da região de Maringá, fundada em 1947 pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.

Foto aérea de Maringá na região da Praça de Todos os Santos.
Maringá teve uma expansão rápida, se tornando um município apenas quatro anos depois de sua fundação. - Foto: Instagram @maringacom

Fundada no dia 10 de maio de 1947 pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, a região de Maringá era, primeiramente, um distrito de Mandaguari. No entanto, apenas quatro anos depois com a rápida expansão, a cidade se tornou um município com os distritos de Iguatemi, Floriano e Ivatuba. Mas afinal, quais foram as primeiras regiões ocupadas de Maringá?

Maringá Velho

De acordo com o historiador João Laércio Lopes Leal, o atual Maringá Velho foi o espaço que deu origem à Cidade Canção. Fundada em 1938 pela empresa Paraná Plantation, a região foi comprada em 1942 pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná e, em 1947, se tornou uma cidade oficialmente.

Lançamento da Pedra Fundamental de Maringá, em 10 de maio de 1947. Foto: Acervo Maringá Histórica/Museu Bacia do Paraná.

O ponto primordial na construção da cidade foi o Hotel Maringá, inaugurado em 1942 próximo ao Fim da Picada, onde atualmente há a pizzaria e restaurante com o mesmo nome. A região também é berço da primeira capela da cidade, a Santa Cruz.

Planejada, a cidade teve início com oito quadras no Maringá Velho e tinha como principal objetivo atender o público da zona rural. No entanto, com o passar dos anos, a região foi ganhando cada vez mais habitantes e se expandindo.

Registros do Maringá Velho, região pioneira da cidade. Foto Acervo Família Jorge/Acervo Maringá Histórica.

Vila Operária

Outro bairro que fez parte do surgimento de Maringá foi a Vila Operária. Com a mesma idade da cidade, o bairro foi construído para abrigar os operários da região, facilitando a locomoção até os locais de trabalho. Até 1950 era considerada uma região periférica, mas atualmente está localizada no centro da cidade.

Uma das regiões mais tradicionais da cidade, a Vila Operária já teve o maior colégio eleitoral de Maringá, sendo responsável pela eleição de Inocente Villanova Júnior como prefeito da cidade. Villanova era residente e empresário do bairro.

Registro do final da década de 1940, onde é possível identificar parte da Zona Industrial de Maringá, abaixo da Vila Operária. Foto: Museu Bacia do Paraná/Acervo Maringá Histórica.

Mandacaru

Os principais contratados pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná eram nordestinos. Por isso, na época de fundação, eles foram responsáveis por nomear um córrego de fundo de vale como Mandacaru. Com o passar do tempo e expansão urbana da cidade, o nome pegou e acabou se tornando um bairro.

Não há uma data exata do surgimento do bairro, mas em 1950 já haviam moradores na região, localizada no noroeste da cidade. Atualmente o local abriga o Tiro de Guerra e o Hospital Universitário de Maringá.

Tiro de Guerra em 1953, localizado no bairro Mandacaru. Foto: Acervo Maringa Histórica.

HISTÓRIA DE MARINGÁ — Atualmente, Maringá possui cerca de 75 bairros com centenas de loteamentos e subdivisões. Na zona central estão a Zona 01, Zona 02, Vila Operária, Zona 04, Zona 05, Zona 06 e Zona 07. Entre os bairros mais novos estão o Eurogarden e o Jardim Munique.

Quer conhecer mais sobre a Cidade Canção? O Maringa.Com tem uma seção especial somente com acontecimentos históricos na cidade divididos por décadas e com fotografias. Clique aqui e confira a História de Maringá.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento