ALERTA

Índice de Infestação da dengue é considerado de risco médio em Maringá

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, o índice atual é de 2,4% no município; o percentual do 1º Lira de 2023 é igual ao registrado no mesmo período em 2022.

Índice de Infestação da dengue é considerado de risco médio em Maringá
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice abaixo de 1% indica baixo risco de infestação, de 1% a 3,9% médio e acima de 4% alto risco. - Foto: Divulgação PMM

O 1º Levantamento de Índice de Infestação do Aedes Aegypti de Maringá (Lira) de 2023, realizado pela Secretaria de Saúde, está em 2,4%, considerado risco médio. Os dados foram coletados entre 9 e 13 de janeiro. O levantamento completo, com dados por Unidade Básica de Saúde (UBS), será divulgado no dia 3 de fevereiro, às 8h30, no Auditório da Secretaria de Saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice abaixo de 1% indica baixo risco de infestação, de 1% a 3,9% médio e acima de 4% alto risco. O percentual do 1º Lira de 2023 é igual ao registrado no mesmo período em 2022.

“O resultado está dentro do esperado para esta época do ano, por conta das chuvas e altas temperaturas. Por isso, estamos realizando mutirões e ações de prevenção durante as visitas dos Agentes de Combate às Endemias, inclusive aos sábados, com objetivo de eliminar os focos e diminuir os casos de dengue”, reforça o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito, como evitar água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas; manter a caixa d′água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; descartar o lixo de forma adequada; entre outras.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento