EDUCAÇÃO

UEM disponibiliza oficinas gratuitas de português para imigrantes e estrangeiros

O projeto é uma parceria entre a universidade e a Secretaria de Juventude, Cidadania e Imigrantes (Sejuc).

UEM disponibiliza oficinas gratuitas de português para imigrantes e estrangeiros
Para o nível básico, as oficinas serão presenciais. Já para o nível intermediário, as aulas serão ministradas online. - Foto: Thiago Louzada/PMM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) — em parceria com a Prefeitura de Maringá e a Secretaria de Juventude, Cidadania e Imigrantes (Sejuc) — está com inscrições abertas até a próxima terça-feira (31) para oficinas de português destinadas a imigrantes e estrangeiros. Para o nível básico, as oficinas serão presenciais. Já para o nível intermediário, as aulas serão ministradas online. Ambas as turmas terão início em 30 de janeiro, com carga horária de 24 horas.

Para o nível básico, é necessário preencher um formulário online. As aulas serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h, no bloco G34, sala 211, na UEM. Os interessados em realizar a oficina online, de nível intermediário, devem se inscrever no site do Programa de Integração Estudantil (Prointe) da UEM. As aulas serão ministradas entre os meses de fevereiro, março e abril, com encontros online para conversação às quartas-feiras.

As turmas de nível básico vão aprender noções básicas da língua portuguesa, como o alfabeto e sons, numerais, vocabulário, diálogos de situações do dia a dia, costumes, cultura, leitura, escrita básica. Já nas aulas de estudantes do nível intermediário serão abordados temas como apresentações formais e informais de forma oral e escrita, a geografia e as características das regiões brasileiras, os feriados e festas nacionais, a compreensão de textos da cultura brasileira, a produção de escrita acadêmica, entre outros.

Maringa.Com, com informações da Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa