SAÚDE

Vacinação contra Covid-19 completa dois anos em Maringá

Desde 19 de janeiro de 2021, mais de 1,1 milhão de doses foram aplicadas.

A foto mostra uma enfermeira vacinando uma pessoa. A pessoa vacinada está de costas para a câmera e a enfermeira usa uma máscara.
Atualmente, a ampliação da imunização continua, com a 5ª dose disponível para pessoas imunocomprometidas e a 3.ª dose já sendo aplicada em crianças de 11 anos. - Foto: Arquivo/PMM

A primeira dose de vacina contra Covid-19 foi aplicada em Maringá no dia 19 de janeiro de 2021, às 14:28, e a primeira pessoa a receber uma dose na cidade foi Ana Paula de Oliveira Machado, de 36 anos. A técnica de enfermagem trabalhava no Hospital Municipal desde 2017 e perdeu o pai para o coronavírus em dezembro de 2020. O momento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Maringá.

Hoje, dois anos depois, mais de 1,12 milhão de doses foram aplicadas nos maringaenses, segundo dados divulgados pelo 'Vacinômetro' na segunda-feira (16). O número inclui a 1.ª. 2.ª, 3.ª, 4.ª e 5.ª doses.

No começo da campanha de vacinação, Maringá recebeu seis mil doses destinadas para idosos, trabalhadores de instituições de longa permanência para idosos e profissionais de saúde que atuavam na linha de frente.

Com a ampliação das faixas etárias que podiam receber os imunizantes, em maio de 2021, Maringá atingiu a marca de 100 mil pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina e, em um mês, ultrapassou os 200 mil.

“Esses dois anos de vacinação representam muito para Maringá. Construímos ações e estratégias na intenção de proteger e cuidar da nossa população. As vacinas são comprovadamente eficazes contra o Covid-19 e reduziram a possibilidade de agravos”, afirma o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

Atualmente, a ampliação da imunização continua, com a 5ª dose disponível para pessoas imunocomprometidas e a 3.ª dose já sendo aplicada em crianças de 11 anos.

Maringa.Com, com informações da Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa