EDUCAÇÃO

Estudantes ainda podem se matricular na rede estadual de ensino; veja como

O ano letivo tem início no dia 6 de fevereiro e, apesar do período de matrículas já ter se encerrado, os interessados ainda podem mudar de escolas ou migrar da rede particular para a estadual.

Estudantes ainda podem se matricular na rede estadual de ensino; veja como
As matrículas podem ser feitas pela internet, mas quem não tiver acesso à internet pode ir diretamente a um colégio da rede estadual. - Foto: Divulgação

Os estudantes que perderam o prazo de matrícula da rede estadual de ensino, finalizado em novembro de 2022, ainda podem ingressar nos colégios estaduais neste ano letivo de 2023. Tanto alunos que já eram da rede pública quanto os que vêm da rede privada têm a oportunidade de garantir suas vagas.

Para estudantes de outros estados ou de escolas particulares, é preciso que o responsável acesse a Área do Aluno e preencha o cadastro. Quem não tiver acesso à internet pode ir diretamente a um colégio da rede estadual realizar a matrícula.

No caso dos alunos que haviam solicitado uma vaga em escolas de sua preferência, mas não conseguiram e também não confirmaram a matrícula na instituição de ensino que havia sido indicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) até 20 de dezembro, é preciso que o responsável entre em contato diretamente com o colégio indicado para verificar a disponibilidade de vaga.

Estudantes que desejam ingressar na EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou em cursos técnicos também devem entrar em contato diretamente com as instituições de ensino que ofertam as modalidades. Confira nos links a seguir as escolas de Maringá que oferecem o EJA e Educação Profissional.

CALENDÁRIO DO ANO LETIVO — Em 2023, as aulas da rede estadual de ensino terão início no dia 6 de fevereiro. De acordo com o calendário escolar, haverá recesso para os estudantes entre 7 e 23 de julho. Depois, no segundo semestre, as aulas acabam em 20 de dezembro.

Nos colégios da rede estadual, o ano letivo é dividido em três trimestres. O primeiro, de 6 de fevereiro a 3 de maio; o segundo, de 4 de maio a 25 de agosto e o terceiro, de 29 de agosto a 20 de dezembro.

Agência Estadual de Notícias
Por Gabrielle Nascimento