Cozinheira de Maringá participa da entrega da faixa presidencial a Lula em cerimônia de posse
Pela primeira vez na história, representantes da sociedade brasileira fizeram parte do momento simbólico.
A cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin, realizada neste domingo (1.º), em Brasília, teve um momento inédito na história do Brasil: pela primeira vez, representantes da sociedade brasileira passaram a faixa ao presidente eleito.
Tradicionalmente, o ato deveria ser realizado pelo presidente anterior. No entanto, com a ausência de Jair Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos desde a última sexta-feira (30), oito civis foram escolhidos para participar do momento, incluindo Jucimara Fausto dos Santos, moradora de Maringá.
Natural de Palotina, no oeste do Paraná, Jucimara é cozinheira e, em 2019, cozinhou na Vigília Lula Livre, movimento organizado por apoiadores, que ficou localizado em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba durante o período de prisão do presidente, entre abril de 2018 e novembro de 2019.
Atualmente, a cozinheira trabalha na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá (AFUEM).
Os brasileiros que passaram a faixa presidencial - Além de Jucimara, outras sete pessoas escolhidas pela equipe do presidente Lula participaram do ato simbólico:
Francisco: com 10 anos de idade, o morador de Itaquera, periferia de São Paulo, é torcedor do Corinthians, pratica natação e garantiu o primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista em 2022.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Aline Sousa: responsável por colocar a faixa em Lula, é catadora de materiais recicláveis desde os 14 anos e parte da 3.ª geração de catadores de sua família. Mãe de sete filhos, está em seu terceiro mandato como presidente da Rede Centcoop - DF.
Cacique Raoni Metuktire: uma das principais e mais respeitadas lideranças indígenas do país, Raoni luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos.
Wesley Rocha: metalúrgico do ABC Paulista desde os 18 anos, é pai de dois filhos, formou-se em Educação Física pelo Fies e também é DJ do grupo de rap Falange.
Murilo de Quadros Jesus: morador de Curitiba, é formado em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, já atuou como professor na Universidad de La Sabana, na Colômbia.
Ivan Baron: referência na luta Anticapacitista e da luta por inclusão, o jovem potiguar teve meningite viral aos três anos de idade, doença que causou sua paralisia cerebral.
Flávio Pereira: artesão natural de Pinhalão, no Paraná, fez parte da Vigília Lula Livre durante todos os 580 dias de prisão de Lula.