CLIMA

Dia mais longo do ano será registrado nesta quarta-feira (21) no Hemisfério Sul da Terra

O solstício de Verão acontece exatamente às 18h48; entenda.

Dia mais longo do ano será registrado nesta quarta-feira (21) no Hemisfério Sul da Terra
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação segue até 20 de março de 2023 às 18h25. - Foto: Instagram @maringacom

Nesta quarta-feira, 21 de dezembro, tem início a estação mais quente do ano: o Verão. A mudança de estação resulta em um fenômeno chamado Solstício de Verão, o momento exato em que a Terra inclina 23,5º na direção do Sol, fazendo com que parte do planeta, neste caso o Hemisfério Sul, receba mais raios solares. Assim, o dia fica mais longo que a noite. 

O solstício será exatamente às 18h48 para a maior parte do Brasil, exceto algumas regiões do Amazonas, Pará e quase toda Roraima e Amapá, que ficam localizadas no Hemisfério Norte. 

Com a chegada do Verão, a previsão é de três meses com chuvas fortes e repentinas, granizo, ventos fortes e raios e trovões. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação segue até 20 de março de 2023 às 18h25. 

Na região Sul do Brasil terá menos chuvas que o esperado devido ao fenômeno La Niña — que diferente do El Niño, resfria a temperatura das águas do Oceano Pacífico tropical, central e oriental, provocando mudanças nos padrões de chuvas. As temperaturas devem seguir na média ou acima do esperado. 

Em Maringá, o dia mais longo do ano será de Sol entre nuvens e temperaturas que variam entre 16°C e 26°C. No entanto, a partir de sexta-feira (23), as temperaturas devem subir mais, atingindo a máxima de 30°C e mínima de 14°C. A chance de chuva é de apenas 22%.

Clique aqui e confira a previsão de tempo completa para os próximos dias em Maringá.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento