ECONOMIA

Pesquisa da Fecomércio aponta que 96,2% dos paranaenses está endividado

Índice é o mais alto em 11 anos e um recorde no estado.

A foto mostra uma pessoa digitando em uma calculadora com uma caneta em mãos.
As famílias devem mais nos gastos com cartão de crédito - Foto: Freepik

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), aponta que 96,2% dos paranaenses está endividado. Essa é a maior porcentagem registrada desde outubro de 2011, quando 95,8% da população do estado se dizia endividada.

Do total de endividados, 24% estão com as contas em atraso e 8,2% não têm condições de pagá-las. 

Famílias com renda maior que dez salários mínimos são as que devem mais (96,4%). 16,1% está com as contas em atraso e 4,8% não conseguem pagá-las. Já entre famílias com renda inferior a dez salários, o endividamento é de 96,1%, com a porcentagem que não consegue pagar as dívidas a mesma da última pesquisa: 9,1%.

No cenário nacional, houve um recuo de 0,3 pontos percentuais em relação à última pesquisa. Em novembro deste ano, 78,9% das famílias brasileiras estão endividadas.

As famílias devem mais nos gastos com cartão de crédito (85,4%), seguido por financiamento de carro (8,5%), financiamento de casa (6,5%), crédito consignado (0,5%), carnês (0,5%), crédito especial (0,5%) e outros (0,3%).

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa