ECONOMIA

Energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023, afirma Aneel

Projeção do aumento da tarifa foi apresentada para a equipe do governo de transição.

A foto mostra uma conta de luz.
A diferença dos percentuais de reajuste devem variar de acordo com cada distribuidora. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa da energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023. A projeção foi apresentada ao grupo de Minas e Energia do governo de transição nesta quarta-feira (23). 

No entanto, o aumento pode variar entre as distribuidoras. As estimativas da Aneel para o próximo ano são as seguintes:

  • Sete distribuidoras com reajuste superior a 15%;
  • 15 distribuidoras com reajuste entre 5% e 10%;
  • 17 distribuidoras com reajuste entre 0% e 5%;
  • 13 distribuidoras com reajuste inferior a 0%.

No relatório apresentado durante a reunião com o grupo de transição, a Aneel destacou que os percentuais de reajuste dependem de premissas que podem ser alteradas até a homologação dos processos tarifários.

No encontro com o grupo de Minas e Energia, foram abordados ainda temas como a abertura do mercado livre, a evolução das tarifas, a qualidade do serviço, questões relativas à tarifa social, universalização, qualidade do serviço e satisfação do usuário.

“A Aneel apresentou durante o encontro um panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização, além dos temas que estão atualmente em debate que merecem maior atenção da equipe de transição”, informou a agência.

Agência Brasil
Por Vanessa Santa Rosa