GERAL

Privatização da Copel prevê redução das ações do Governo do Paraná em 15%

Atualmente, o Estado possui 69,7% das ações da estatal, que passará a ser uma corporação; entenda.

Privatização da Copel prevê redução das ações do Governo do Paraná em 15%
Projeto foi encaminhado para votação na Assembleia Legislativa do Paraná, que deve enfrentar forte oposição. - Foto: Divulgação/Copel

Em nota divulgada nesta segunda-feira (21) pela Copel (Companhia Paranaense de Energia), a empresa anunciou o interesse do Governo do Paraná em tornar a estatal uma corporação, ou seja, vender porcentagens de suas ações e avançar no processo de privatização da distribuidora de energia, que não terá apenas um dono.

De acordo com o projeto de lei, que já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o Governo do Paraná, que atualmente possui 69,7% da Copel, terá somente 15% da empresa, mas seguirá como o maior acionista. As ações serão de classe especial golden share e o Estado ainda terá poder de veto.

Com a grande mudança, a Copel ressaltou que está preparada para as inovações que irão impactar o setor energético. O intuito é obter mais investimentos e manter o compromisso com a geração limpa e causas ambientais. 

A votação do projeto na Alep prevista para esta quarta-feira (22), no entanto, foi adiada. 

Membros da oposição destacaram que o bloco iria entrar na Justiça com uma ação popular para barrar o processo de privatização da Copel. As principais motivações seriam os riscos de aumento no preço da energia para os paranaenses e o sucateamento da empresa. 

Funcionários da distribuidora de energia também se manifestaram contra a medida com o movimento A Copel é Nossa, um abaixo-assinado online que busca reunir 35 mil assinaturas.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento