EDUCAÇÃO

Inep divulga gabaritos do Enem 2022 nesta quarta-feira (22) a partir das 18h

O espelho da redação estará disponível apenas em abril.

Inep divulga gabaritos do Enem 2022 nesta quarta-feira (22) a partir das 18h
Vale destacar que, mesmo com o gabarito em mãos, não é possível concluir a nota final das provas, que será divulgado no dia 13 de fevereiro. - Foto: Divulgação/Inep

A partir das 18h desta quarta-feira (22), os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 estarão disponíveis para consulta no portal do Inep. As provas foram aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro e os resultados finais serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023.

Os espelhos da redação, no entanto, serão divulgados somente em abril de 2023, quando também saem os resultados das provas de treineiro. O tema deste ano foi ‘Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil’. 

Vale destacar que, mesmo com o gabarito em mãos, não é possível concluir a nota final das provas. O método utilizado pelo Enem, a teoria de resposta ao item (TRI), faz com que as notas variem de acordo não somente com os acertos, mas também com a coerência de respostas em toda a prova. 

Durante a correção do Enem, o método TRI, conhecido como “antichute”, leva em consideração que um candidato que acertou questões difíceis também acertará as questões fáceis. Se isso não acontecer, será considerado um chute e, por isso, o candidato terá menos pontos. 

A recomendação dos professores é que os estudantes garantam as questões fáceis e médias das provas antes de dedicar mais tempo às difíceis, para assegurar a coerência e uma boa pontuação.

Agência Brasil
Por Gabrielle Nascimento