CURSO

UEM realiza oficinas gratuitas de português para haitianos

Podem participar da oficina migrantes ou estrangeiros com pouco ou nenhum conhecimento da língua portuguesa e que residem em Maringá ou região.

UEM realiza oficinas gratuitas de português para haitianos
As aulas acontecem todas às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h, no Bloco G34, sala 211, da Universidade Estadual de Maringá. - Foto: Divulgação

Com o objetivo de integrar os migrantes e refugiados haitianos que vivem em Maringá, a Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), em parceria com o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove oficinas com noções básicas da língua portuguesa de forma presencial. 

A oficina visa ensinar aos participantes as regras da língua portuguesa por meio do alfabeto e sons, incluindo a forma correta de pronunciar as palavras; os numerais; o vocabulário enquanto elementos de frases, com significados e sentidos; a forma de dialogar com outras pessoas sobre situações do dia a dia; as alimentações e costumes; a leitura e escrita básica; a cultura brasileira e outros temas. 

“Essa parceria que realizamos junto à UEM contribui para que os migrantes possam ter mais oportunidades em nossa cidade. Eles recebem uma declaração de 24 horas de curso e podem escolher três níveis: iniciante, básico ou intermediário”, explica o secretário de Juventude, Emmanuel Predestin.  

Podem participar da oficina migrantes ou estrangeiros com pouco ou nenhum conhecimento da língua portuguesa e que residem em Maringá ou região. As aulas acontecem todas às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h, no Bloco G34, sala 211, da Universidade Estadual de Maringá. 

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento