EDUCAÇÃO

Enem começa neste domingo (13); Saiba o que levar para as provas

Além da redação, no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas provas de linguagens e ciências humanas.

A imagem mostra alunos entrando em um colégio.
Cerca de 3,4 milhões de estudantes prestarão o exame - Foto: Valter Campagnato/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começa a ser aplicado neste domingo (13). Com cinco horas e meia para responder 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, cerca de 3,4 milhões de estudantes prestarão o exame. No próximo domingo (20), as perguntas serão relacionadas à matemática e ciências da natureza. Os alunos podem acessar os locais de prova no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante.

Fazer uma boa redação é essencial para os candidatos. Quem zerar a prova não pode participar de programas como o Sisu, que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, ou o ProUni, que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições portuguesas que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A cartilha do Enem 2022, com os critérios de correção e exemplos de redações que receberam a nota máxima em anos anteriores, está disponível na internet

O que levar para a prova — É obrigatório levar um documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho, e-Título apresentado no aplicativo oficial) e caneta esferográfica de tinta preta, com material transparente. Os candidatos do Enem Digital também devem levar caneta, porque a redação é feita em papel.

Além disso, é recomendado levar o Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante. Nele, é possível ter acesso a informações como o local de provas.

Lanches, água e outras bebidas, menos as alcoólicas, também são permitidos.

Itens proibidos — Nenhum dispositivo eletrônico é permitido durante a realização da prova, como celulares, smartphones, tablets, smartwatches, relógios, calculadoras, gravadores, fones de ouvido, qualquer tipo de alarme ou componente eletrônico.

Os celulares devem ser mantidos desligados, mesmo que dentro do envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido pelo aparelho, o candidato será eliminado.

Óculos escuros, bonés, chapéus, canetas de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, anotações também são expressamente proibidos.

Caso o estudante leve algum desses objetos, deve depositá-los ao ingressar na sala dentro  do envelope porta-objetos, que deve ser lacrado e identificado.

Maringa.Com, com informações da Agência Brasil
Por Vanessa Santa Rosa