COMÉRCIO

Black Friday: confira orientações da Senacon para compras seguras

No Brasil, a data para compras de produtos com grandes descontos se estende pelo mês de novembro inteiro em sites e lojas físicas que oferecem ofertas antecipadas

A foto mostra uma mulher entregando duas sacolas pequenas, uma branca e outra preta, para outra mulher.
As dicas da Secretaria nacional do Consumidor incluem monitorar preços durante o mês e prestar atenção na segurança dos sites. - Foto: Senacon

A black friday está chegando. A data, que neste ano acontece em 25 de novembro, se originou nos Estados Unidos e acontece sempre na última sexta-feira de novembro, depois do dia de Ação de Graças. No Brasil, ofertas antecipadas acontecem durante todo o mês. 

O dia é marcado pelos grandes descontos oferecidos, com muitos consumidores aguardando ansiosamente para poder fazer as compras de fim de ano e adquirir o produto desejado com um preço bastante inferior.

No entanto, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) alerta para possíveis golpes e práticas enganosas, como ofertas falsas. Confira a lista com as orientações da Senacon:

  • Cuidado com sites e e-mails fraudulentos

Evite entrar nos sites das lojas por meio de links externos enviados por SMS ou e-mails de origem suspeita. Os anúncios também podem servir para instalar softwares duvidosos no seu celular ou computador.

Também é importante atentar-se a anúncios em redes sociais realizados por fornecedores desconhecidos e não pelas páginas oficiais das lojas.

  • Informe-se sobre a reputação da loja e sobre as condições da oferta

Para conferir a reputação de grandes varejistas, é só acessar o site Consumidor.gov.br. Ao inserir o nome da empresa, é possível descobrir o índice de solução, a satisfação com o atendimento, a porcentagem de reclamações respondidas e o prazo médio das respostas. 

Sobre as condições da oferta, a Senacon reforça que é sempre importante ler com atenção os anúncios das promoções, atentando-se à quantidade de produtos disponíveis para aquela promoção, se a troca é permitida e se o prazo de arrependimento de 7 dias para devolução — um direito do consumidor — está nas políticas de devolução e trocas dos sites. 

Além disso, tanto nas compras pela internet quanto nas lojas físicas, exigir a nota fiscal é fundamental.

  • Monitore preços e compare promoções durante o mês

No Brasil, é comum que o mês de novembro inteiro seja dedicado a ofertas antecipadas de black friday. Por isso, alguns produtos podem entrar em promoção antes da última sexta-feira do mês. Portanto é necessário comparar preços entre lojas diferentes e analisar se os descontos são reais e valem a pena.

Se identificar alguma prática enganosa, como o aumento do preço pouco antes do produto entrar em promoção, denuncie ao Procon.

  • Atenção para segurança nos pagamentos, incluindo via PIX

Para compras na internet, verifique se o site tem um certificado de segurança para pagamentos. O endereço inicial deve conter “https://” ao lado da imagem de um pequeno cadeado fechado.

Caso vá realizar o pagamento com PIX, confira todos os dados do fornecedor com atenção antes de autorizar a transferência.

Também é essencial evitar realizar compras por meio de computadores de terceiros ou em locais com redes públicas de Wi-Fi.

  • Evite comprar por impulso

Antes de mergulhar no mundo das milhares de promoções que surgem no mês de novembro, analise sua situação financeira para não se endividar.

A Senacon reforça que é importante estar atento para comprar apenas o necessário.

  • Caso não consiga resolver um problema, registre reclamação

Se algo der errado com sua compra, entre em contato imediatamente com a loja.

Caso o problema não seja resolvido, a plataforma consumidor.gov.br está disponível para registro de reclamação. O Procon da cidade também pode ser acionado.

Maringa.Com, com informações da Senacon