SEGURANÇA

Prefeitura disponibiliza ′botão do pânico′ para mulheres em situação de violência

O dispositivo de segurança é distribuído para vítimas atendidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher Maria Mariá

A foto mostra uma mulher segurando um botão do pânico. O botão é preto, tem um formato de losango, com um cordão também preto.
Botão do pânico atende, atualmente, 51 mulheres com medida judicial - Foto: Rafael Macri/PMM

Com o objetivo de garantir proteção e segurança das mulheres vítimas de violência, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Mulher (Semulher) e da Guarda Civil Municipal, realiza a distribuição do ‘botão do pânico’, dispositivo de segurança que pode ser acionado caso o agressor não respeite a distância mínima determinada pela Lei Maria da Penha. A medida, que começou a ser realizada no fim de 2019, já salvou a vida de diversas mulheres. Hoje, 51 mulheres são monitoradas pelo botão.

“O botão do pânico é uma ferramenta muito importante para garantir a segurança das mulheres vítimas de violência, que estão sendo acompanhadas por medidas protetivas. Em janeiro de 2022 tivemos um caso marcante relacionado ao botão. A vítima recebeu o item às 15h e às 18h, acionou o dispositivo. A Patrulha Maria da Penha foi até o local, levando à prisão do agressor. Esse é só um caso que mostra a eficiência de mais uma ação de políticas públicas da nossa cidade”, destaca a secretária da Mulher, Terezinha Pereira.

Ao todo, há 60 botões disponíveis. Recebem o dispositivo vítimas atendidas pela equipe técnica do Centro de Referência e Atendimento à Mulher Maria Mariá (CRAMMM), que realiza o encaminhamento para o Poder Judiciário, responsável pela autorização do uso. 

Patrulha Maria da Penha - No primeiro semestre de 2022, mais de mil mulheres já foram atendidas pela Patrulha Maria da Penha. As vítimas que recebem o botão do pânico são instruídas a como utilizar o item, que deve ser carregado diariamente. 

Para realizar qualquer denúncia, é necessário entrar em contato pelos números abaixo:

• 153 - Patrulha Maria da Penha;

• 190 - Polícia Militar;

• 180 - Centro de Atendimento à Mulher;

• 156 - Ouvidoria Municipal.

Prefeitura de Maringá