FERIADO

Confira as orientações para visitação do Cemitério Municipal de Maringá neste Dia de Finados

A administração espera mais de 120 mil visitantes entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro.

Confira as orientações para visitação do Cemitério Municipal de Maringá neste Dia de Finados
O Cemitério Municipal de Maringá possui mais 35 mil túmulos e mais de 80 mil sepultados. - Foto: Divulgação PMM

A celebração anual do Dia de Finados acontece nesta quarta-feira, 2 de novembro. Com o feriado, a administração do Cemitério Municipal de Maringá espera mais de 120 mil visitantes nesses dias e, por isso, a partir de hoje (1°), há algumas orientações a serem seguidas. 

Desde segunda-feira (31) está proibida a realização de serviços como limpezas, polimentos e colocação de placas, fotos, inscrições e vasos. As intervenções nas sepulturas poderão ser feitas novamente a partir de 3 de novembro, exceto a limpeza por terceiros, que poderá ser retomada apenas a partir de 10 de novembro. 

Não será permitida a entrada de veículos particulares no interior do cemitério, então, para auxiliar as pessoas com dificuldade de locomoção, serão disponibilizadas três vans e dois micro-ônibus pela prefeitura.

Também não será permitida a entrada de vasos com ornamentações plásticas ou papel impermeável, assim como qualquer tipo de sacolas ou pacotes com plástico, para evitar criadouros do mosquito da dengue. 

Neste ano, após dois anos sem celebrações presenciais devido à pandemia da covid-19, a realização de celebrações religiosas será permitida no cemitério. As missas ocorrerão de hora em hora, a partir das 9 horas, com último horário às 17 horas. No período da tarde, haverá intervalo às 13h com retomada das celebrações às 14h. 

Apenas nos dias 1 e 2 de novembro será permitido o comércio ambulante no Cemitério Municipal. Confira os locais onde os vendedores poderão se instalar: 

  • Calçada da Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, ao lado do Cemitério Municipal;
  • Calçada da Praça de Todos os Santos;
  • Rua Mem de Sá, em toda extensão, respeitando o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de nº 3, para facilitar o acesso de pedestres;
  • Rua Dr. Saulo Porto Virmond, respeitando o limite de 20 metros no portão nº 4, para facilitar o acesso de pedestres.

A expectativa é que cerca de 120 mil pessoas visitem o Cemitério Municipal, que possui 35 mil túmulos e mais de 80 mil sepultados. O horário de funcionamento segue sem alterações, das 8h às 18h. 

Maringa.Com