CULTURA

Secretaria de Cultura divulga programação completa da Flim 2022

Bate-papo com grandes nomes da literatura, palestras, oficinas e mais: confira as atrações confirmadas na Festa Literária Internacional de Maringá.

Secretaria de Cultura divulga programação completa da Flim 2022
A Flim 2022 será realizada de forma totalmente presencial no Centro de Ação Cultural (CAC) e na Praça Renato Celidônio entre os dias 2 e 6 de novembro. - Foto: Divulgação PMM

Tem início no dia 2 de novembro a Festa Literária Internacional de Maringá, a Flim 2022, que oferece quatro dias de mesa redonda, palestras, bate-papos, oficinas, cursos, shows e o melhor do mercado livreiro. Daniela Arbex (Holocausto brasileiro), Aline Bei (O peso do pássaro morto) e Luis Cardoso (O plantador de abóboras) são atrações confirmadas nesta edição. 

“Serão cinco dias para celebrar a literatura e suas diversas vertentes, além de muita música e teatro. Teremos lançamentos, oficinas, palestras e contação de histórias. Preparamos uma programação incrível para que todas as pessoas possam participar das atividades da Flim”, destaca o secretário de Cultura, Victor Simião. 

CONVIDADOS — Daniela Arbex é autora do ′Holocausto brasileiro′, best-seller eleito como melhor livro-reportagem do ano (2013) pela Associação Paulista de Críticos de Arte e segundo melhor livro-reportagem no prêmio Jabuti (2014). A jornalista foi premiada, em 2016, novamente pelo Prêmio Jabuti, pelo livro-reportagem ′Cova 321′. 

Sua terceira obra, ′Todo dia a mesma noite′, narra os acontecimentos do trágico acidente ocorrido na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria (SC). Daniela é uma das jornalistas mais premiadas da geração e conta com uma longa lista de publicações.

Daniela Arbex participa da Flim 2022 no dia 2 de novembro, às 19h30 com bate-papo sobre ′O poder da palavra na busca de encontrar e reencontrar nossos direitos′. Foto: Divulgação

A escritora Aline Bei iniciou sua carreira de forma independente, lançando o livro ′O Peso do Pássaro Morto′ com apenas mil exemplares. Após quatro anos da primeira edição, Bei já havia vendido 32 mil exemplares e garantido publicação na França. Contratada pela Companhia das Letras, Aline lançou seu segundo livro ′Pequena Coreografia do Adeus′, e vem se destacando pela forma com que utiliza as redes sociais para divulgação.

Aline Bei encerra a programação da Flim 2022 em bate-papo sobre 'O sensível olhar. Foto: Divulgação.

Luis Cardoso, destaque internacional da Flim 2022, terá participação online. Nascido no Timor Leste, ele ganhou o prêmio Oceanos de Literatura, que reconhece o livro mais importante escrito em língua portuguesa nos dez países lusófonos por ‘O plantador de abóboras’.

Em participação online, Luis Cardoso bate-papo sobre ‘Timor sem temor’. Foto: Divulgação

A Flim 2022 será realizada de forma totalmente presencial no Centro de Ação Cultural (CAC) e na Praça Renato Celidônio até o dia 6 de novembro. Clique aqui e confira a programação completa. 

Maringa.Com, com informação da Prefeitura de Maringá.