Pela primeira vez em dois anos Paraná não tem pacientes internados por covid-19 no SUS
Em outubro houve uma queda de 76% no número de casos e de óbitos em relação ao mês anterior; dados são da Regulação Estadual de Leitos da Secretaria de Saúde do Paraná.
O Paraná ficou pela primeira vez, desde o início da pandemia em 2020, sem pacientes internados por covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) nesta quarta-feira (19). A informação é da Regulação Estadual de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde e inclui os registros da Central de Acesso à Regulação do Paraná (Care) e da Central de Leitos Metropolitana de Curitiba (Clic Metropolitana).
No período mais crítico da pandemia, em junho de 2021, o Paraná chegou a registrar 100% de ocupação em 4,9 mil leitos exclusivos para tratamento da covid-19, além da superlotação em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais de pequeno porte.
"Só conseguimos esse feito graças à vacinação e à adesão dos paranaenses. Porém, é de extrema importância que continuemos vigilantes e dando continuidade à imunização e que todos coloquem em dia as doses de reforço”, destaca o secretário de Saúde, Beto Preto.
PANORAMA COVID-19 NO PARANÁ – Desde o início da pandemia, o Paraná já registrou 2.739.800 casos e 45.150 óbitos causados pelo coronavírus. Nesta quarta-feira (19) foram divulgados 188 casos e 19 óbitos, todos retroativos.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Além de ser o primeiro dia sem qualquer paciente internado, é o quarto dia consecutivo sem mortes pela doença no estado. 51 municípios não registram óbitos por Covid desde o ano passado, 212 não tiveram mortes no segundo semestre deste ano, 93 só tiveram óbitos entre julho e agosto e 43 registraram mortes nos últimos 50 dias.
Além disso, setembro foi o mês com o menor número de óbitos por covid-19 desde março de 2020 e com o menor número de casos desde abril do mesmo ano.
Considerando os primeiros 19 dias de outubro, houve uma queda de mais de 76% no número de casos e de óbitos em relação ao mesmo período do mês anterior.