CULTURA

Espetáculo teatral “Infância” chega a Maringá com apresentação no dia 21 de outubro

Peça realizada pelo grupo rodateatro é uma versão cênica e musical da obra homônima de Graciliano Ramos; confira a programação.

Espetáculo teatral “Infância” chega a Maringá com apresentação no dia 21 de outubro
No elenco estão Ney Piacentini, ator da Companhia do Latão, de São Paulo, e Alexandre Rosa, músico da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. - Foto: João Maria Silva Jr.

Depois de se apresentar em cidades de Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e no Teatro Municipal de São Paulo, o grupo rodateatro traz para Maringá o espetáculo “Infância”, uma versão cênico-musical da obra prima de Graciliano Ramos. 

A apresentação será realizada no dia 21 de outubro, às 20 horas, no Teatro Barracão, com ingressos à venda na bilheteria por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Após a peça haverá debate entre artistas e público.

No elenco estão Ney Piacentini, ator da Companhia do Latão, de São Paulo, e Alexandre Rosa, músico da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. 

Foto: João Maria Silva Jr.

No dia 22 de outubro  “Infância” se apresenta no Teatro Municipal de Campo Mourão, como primeiro classificado no edital para a escolha dos espetáculos do Fetacam - Festival de Teatro.

O ESPETÁCULO — “Infância” é a transcrição cênica e musical a partir do livro homônimo de Graciliano Ramos, publicado em 1945. No romance o escritor alagoano descreve seus primeiros anos de vida até a puberdade: a dura vivência com a família, a difícil alfabetização e sua gradativa aproximação aos livros. 

Sem perder o primor literário, o leitor acompanha a trajetória rudimentar do garoto no interior dos Estados de Alagoas e Pernambuco e o incipiente surgimento de uma criatura interessada no mundo das letras.

A adaptação do livro à cena revela a transformação do narrador adulto na criança que ele descreve de si mesmo e o desdobramento do autor nos vários personagens que compõem o romance, no qual descreve os episódios de sua meninice – guardada a diferença de idade entre a maturidade e suas memórias infantis. 

O recorte prioriza a falta de trato de sua educação familiar, a precariedade do ambiente escolar e as dificuldades na incursão na arte de ler e escrever.

O escritor, que completaria 130 anos em 2022, é autor de clássicos da literatura brasileira como Vidas Secas e São Bernardo.

Clique aqui e confira a porgramação completa da espetáculo Infância.

2 Coelhos Comunicação e Cultura