TEMPESTADE

Chuva derruba mais de 50 árvores e deixa 35 mil imóveis sem energia em Maringá

De acordo com o Inmet, foram 11 milímetros de chuva e ventos de 79 km/h que causaram estragos em diversas regiões da cidade.

Chuva derruba mais de 50 árvores e deixa 35 mil imóveis sem energia em Maringá
Em apenas duas horas, foram mais de 80 chamados à Defesa Civil. - Foto: Ilustrativo/G1

A tempestade do fim de tarde desta segunda-feira (10) em Maringá causou estragos em diferentes regiões da cidade. De acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em apenas 20 minutos, foram aproximadamente 11 milímetros de chuva com rajadas de vento de 79 km/h e registro de granizo. 

Os estragos causados são, principalmente, pela queda de árvores. A Defesa Civil divulgou que 57 árvores caíram, mas ainda não é possível identificar o total de árvores e galhos caídos na cidade. Em apenas duas horas, foram mais de 80 chamados à Defesa Civil por queda de árvores e galhos em imóveis, automóveis e até mesmo destelhamento de casas

No momento da tempestade cerca de 35 mil imóveis ficaram sem energia em Maringá. A Copel afirma que equipes seguem trabalhando para normalizar o fornecimento de energia o mais rápido possível. Já foram mapeados 180 locais que precisam de reparos, mas o número pode ser ainda maior.

“Até o momento, já foram mapeados 180 pontos em que será necessária alguma intervenção das equipes de campo, principalmente casos relacionados à queda de galhos e de árvores inteiras sobre a rede elétrica. A maior parte das ocorrências se concentra nas regiões central e sul da cidade, além do Jardim Alvorada”, explica a empresa em nota. 

Além dos prejuízos causados pelas rajadas de vento, o volume de chuva desta segunda-feira (10) também causou estragos no asfalto. Uma cratera se formou em frente ao Hospital Municipal de Maringá. A área está interditada e será reparada em breve. 

Foto: Divulgação/GMC Online

ALERTA LARANJA — O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou um alerta laranja de tempestades em Maringá, que é válido até 11 horas desta terça-feira (11). O aviso inclui alertas para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Clique aqui e confira a previsão do tempo completa para Maringá.

Maringa.Com