GASTRONOMIA

Sabor ‘mini ovo’ e formato de Catedral: pastel se destaca na gastronomia maringaense

Maringá possui sabor e formato próprio da iguaria que surgiu no Brasil em meados do século XIX por influência dos chineses; saiba mais.

Sabor ‘mini ovo’ e formato de Catedral: pastel se destaca na gastronomia maringaense
Em Maringá é o sabor mais famosos é 'mini ovo’, uma receita legitimamente maringaense que mistura carne moída, queijo e ovo. - Foto: Freepik

É comemorado neste 4 de outubro o Dia Nacional do Pastel. Tudo começou lá no século XIX, com os imigrantes chineses e seu preparo do rolinho primavera. No decorrer dos anos, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, a iguaria chinesa com massa frita sofreu interferências culturais do Japão e Brasil dando origem a uma grande paixão nacional. 

Apesar das várias opções de sabor disponíveis, o pastel favorito em Maringá é o famoso ‘mini ovo’, uma receita legitimamente maringaense que mistura carne moída, queijo e ovo. Criado pelo casal Luisa e Roberto Toshinobu Koyama, do Roberto’s Pastel, o sabor é dificilmente encontrado em outras regiões, mas está presente em todas as feiras da cidade. 

“Na época só havia pastel de carne e de queijo. Só que meu pai notou que ia numa sorveteria, por exemplo, e havia vários sabores disponíveis. Então ele e a esposa resolveram criar novos sabores de pastel. Foi daí que surgiu o mini ovo”, explica Cristiane Koyama, filha do casal e sócia-proprietária do Roberto’s Pastel.

Além do sabor original, o casal também foi responsável por outra inovação no mundo dos pastéis, mas dessa vez em relação ao formato. Na década de 70 a pastelaria foi a primeira da cidade a começar a vender o ‘enroladinho’, um pastel mais estreito, inspirado na linguiça, que até hoje é comercializado em todas as barracas da cidade. 

Atualmente, os formatos estão cada vez mais inovadores e, em Maringá, desde o ano passado, é possível comer pastel no formato da Catedral. 

Pastel em formato de Catedral foi lançado em agosto de 2021 e se tornou um sucesso. Foto: Divulgação

O formato inusitado é criação do feirante José Adelmo de Oliveira, de 55 anos, dono da barraca Adelmo’s Pastel. O recheio da iguaria é de carne, queijo, presunto e azeitona. 

“Como maringaense, quis prestigiar essa cidade que eu tanto amo. Então criamos o ‘Pastel Catedral’ para homenagear Maringá e a Catedral, que é a oitava maravilha do mundo”, explica Adelmo em entrevista.

A barraca do Adelmo atende em diferentes locais de Maringá. Na terça-feira está ao lado do Teatro Reviver; na quinta-feira, na Praça Igreja São José; no sábado em frente à Catedral e, no domingo, na avenida Mauá.

Maringa.Com