TECNOLOGIA

UniCesumar realiza sexta edição do Nasa Space Apps em Maringá

As inscrições para o hackathon podem ser feitas até 30 de setembro com participação de professores, estudantes, pesquisadores e especialistas de diversas áreas.

UniCesumar realiza sexta edição do Nasa Space Apps em Maringá
O intuito do evento é apresentar soluções inovadoras, uso da criatividade e uso colaborativo de dados para criar soluções de impacto, testando hipóteses para problemas que afetam a humanidade. - Foto: Divulgação

A maior maratona para desenvolvimento de soluções para problemas do planeta, Nasa International Space Apps Challenge 2022, está com inscrições abertas. A UniCesumar, pela sexta vez consecutiva, realiza de forma híbrida o evento e se junta a cidades como Barcelona, Nova Iorque, Estocolmo, Sidney, Melbourne, Boston e simultaneamente com outras cidades em mais de 160 países.

Podem participar artistas, professores, estudantes, pesquisadores, intelectuais, programadores, designers e a mais diversa gama de profissionais. O intuito é apresentar soluções inovadoras, uso da criatividade e uso colaborativo de dados para criar soluções de impacto, testando hipóteses para problemas que afetam a humanidade.

A UniCesumar receberá o evento no dia 1º de outubro, de forma online, em seus campus de LondrinaPonta Grossa; e de forma híbrida no campus de Maringá. Quem reside nestas cidades e deseja participar, pode se inscrever por meio dos links.

 De acordo com um dos realizadores do evento, Prof. Antônio Carlos, a proposta é que, no evento, os participantes tenham contato com problemas reais da Terra e do espaço. 

“De início, faremos uma etapa qualificatória e os melhores projetos serão enviados para a Nasa. Por fim, os avaliadores definirão os projetos campeões, e os dois melhores terão os dados enviados para a Nasa, que escolhe cinco projetos como vencedores globais. Os premiados serão convidados a visitar a Nasa nos Estados Unidos”, conclui o professor. 

Desde a sua criação em 2012, o International Space Apps Challenge da Nasa se tornou o maior hackathon mundial do mundo, envolvendo milhares de cidadãos em todo o mundo a usar os dados abertos da Nasa para criar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos na Terra e no espaço.

Unicesumar