POLICIAL

Polícia Civil investiga possível caso de tortura infantil em CMEI de Sarandi

Duas funcionárias serão interrogadas por manterem criança de dois anos em situação análoga à tortura.

Polícia Civil investiga possível caso de tortura infantil em CMEI de Sarandi
De acordo com o delegado Adriano Garcia, as duas funcionárias serão interrogadas e afastadas de suas atividades. - Foto: Reprodução/RPC

A Polícia Civil deu início a um inquérito para investigar o possível caso de tortura contra uma criança de dois anos em Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Sarandi. 

O inquérito aponta que duas funcionárias prenderam a criança dentro de um brinquedo de plástico como forma de castigo. A criança, conforme testemunhas, ficou dentro do brinquedo em formato de hipopótamo por aproximadamente 5 minutos e quando foi resgatada estava assustada e chorando

A apuração indica que uma das funcionárias ficou sentada em cima do brinquedo, impedindo que a criança saísse. A prática configura crime de maus-tratos e tortura

Brinquedo foi apreendido pela Polícia Civil. Foto: Divulgação/Polícia Civil de Sarandi

De acordo com o delegado Adriano Garcia, as duas funcionárias serão interrogadas e afastadas de suas atividades. A prefeitura de Sarandi também entrou com um processo administrativo contra as servidoras para investigar o caso.

Confira a nota emitida pela Secretaria de Educação de Sarandi:

A Secretaria Municipal de Educação de Sarandi (SMED), informa que as circunstâncias do possível ocorrido estão sendo apuradas e o pronunciamento será realizado nos autos, dentro dos prazos, respeitando a legislação vigente.

Inteiramos que o Processo Sindicância foi aberto e tramita dentro dos parâmetros legais, sendo que as servidoras foram afastadas e, especialmente informamos que estamos à disposição das autoridades competentes para apuração dos fatos, se constatada a responsabilidade dos profissionais será aberto Procedimento Administrativo para adoção das sanções pertinentes ao caso, partindo do pressuposto do contraditório e da ampla defesa, garantidos constitucionalmente.

Afirmamos prontamente que não há registro em nenhuma outra Instituição de Ensino do Sistema Municipal de Ensino de Sarandi de possíveis maus-tratos ou mesmo relatos desse tipo feito por responsáveis de nossas crianças. A SMED reforça, por oportuno, seu compromisso com a transparência e com o bem-estar e a educação de nossas crianças, e repudia, de forma veemente, toda e qualquer forma de conduta de desrespeito aos Direitos das Crianças.

Mais informações serão divulgadas em breve.

Maringa.Com