Peça de teatro se apresenta em 10 cidades do Paraná com o tema cooperativismo
Realizada pela Forféu Atividades Artísticas, o espetáculo Cooperativa Fuzuê aborda a temática de forma lúdica; confira a programação completa

No feriado de 7 de setembro o espetáculo “Cooperativa Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas, realiza um ensaio aberto às 20h no Arena das Artes em Maringá. Depois disso, a peça começa a circular por outras nove cidades paranaenses. Todas as apresentações terão intérprete de Libras e trazem no elenco os atores Bárbara Bittencourt, Bianca Cristina, Nathália Kretschmer e Pedro H. Daniel, sob direção de Jéssica Fiñana.

O tema central da peça é o cooperativismo, mostrado a partir de uma história leve e engraçada que se passa com os moradores de um cortiço onde todo mundo participa da vida de todo mundo e todos estão sempre de alguma forma colaborando com o bem-estar do outro. “Desde o começo do processo cênico buscamos trabalhar de forma colaborativa, desde os estudos teóricos acerca do tema, como também nas práticas de criação”, comenta a diretora do projeto.
Os personagens vivem no Cortiço Fuzuê. Tito é um menino curioso que sonha em ser diretor de cinema e adora tecnologia. Vó Zildinha é uma boleira de mão cheia, famosa na vizinhança.
Juntos, eles decidem ampliar as vendas gravando vídeos para as redes sociais, mas com o sucesso alcançado, surge a necessidade de ampliar a empresa e os personagens decidem criar uma cooperativa. O objetivo é levar reflexões sobre como o trabalho coletivo pode ser uma forma de organização social.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
- Siga o Maringa.Com no Canal do Whatsapp
“A peça não foi pensada para ser uma aula de empreendedorismo, mas sim para mostrar que o espírito cooperativo de ajuda ao próximo é inerente às pessoas e pode ser utilizado para pensar ações que promovam um bem maior e tragam benefícios coletivos”, diz o produtor Alan Gaitarosso.
Até o final do mês a montagem vai passar por Atalaia, Terra Boa, Centenário do Sul, Jussara, Paiçandu, Rolândia, Arapongas e São Jorge do Ivaí.
No projeto também estão previstas oficinas de teatro gratuitas que irão compartilhar o processo de criação utilizado no espetáculo. As oficinas são direcionadas a pessoas acima de 14 anos, com ou sem experiência de teatro. Clique aqui e confira a programação completa.