POLÍTICA

Três vereadores de Maringá concorrem a cargos nas Eleições de 2022; veja quem serão os substitutos

Em caso de troca de função, suplentes são convocados para ocupar os lugares vagos na Câmara Municipal

Três vereadores de Maringá concorrem a cargos nas Eleições de 2022; veja quem serão os substitutos
Caso seja necessária, a convocação de suplentes não é novidade na Câmara Municipal de Maringá. - Foto: Divulgação/CMM

Com o início oficial do período eleitoral, os candidatos aos cinco cargos em disputa começam a se movimentar para conquistar votos. Além do tão comentado cargo à presidência do Brasil, outras quatro categorias de representantes na política serão escolhidos: governador, senador e deputado federal, estadual ou distrital.

Entre a imensidão de opções disponíveis nos cinco cargos concorridos estão três vereadores da Câmara Municipal de Maringá, que buscam a eleição em um novo cargo. Flávio Mantovani (Solidariedade), Professora Ana Lúcia (PDT) e Delegado Luiz Alves (Republicanos), vereadores já em exercício, concorrem aos cargos de deputado estadual e federal. 

Flávio Mantovani, do Solidariedade, concorre ao cargo de deputado estadual. Foto: Divulgação/CMM
Professora Ana Lúcia, do PDT, também concorre ao cargo de deputada estadual. Foto: Divulgação/CMM
Delegado Luiz Alves, do Republicanos, concorre ao cargo de deputado federal. Foto: Divulgação/CMM

Diante deste cenário, caso haja, de fato, a troca de funções, quem assume os lugares vagos no Legislativo de Maringá? A resposta é: os suplentes, candidatos da mesma legenda, não-eleitos, mas com o maior número de votos nas últimas eleições, conforme orienta a Justiça Eleitoral.  

Ou seja, os suplentes a serem convocados são Odair Fogueteiro (PDT)Vandré Fernando (Republicanos) em casos de vitórias de Professora Ana Lúcia e Delegado Luiz Alves, respectivamente. Flávio Mantovani trocou de partido após ser eleito e, por isso, o suplente a ser convocado em caso de vitória é Adriano Bacurau (Rede), parte da legenda pela qual Mantovan se elegeu.

Caso seja necessária, a convocação de suplentes não é novidade em Maringá. Na legislatura 2017-2022, três vereadores suplentes assumiram seu lugar na Câmara Municipal até o fim do mandato. 

Em 2019, dois parlamentares titulares se ausentaram da Câmara de Maringá após serem eleitos deputados estaduais. Os suplentes convocados foram Professor Niero, do PV, que substituiu Homero Marchese (Pros), e Doutor Jamal, do PSL, que substituiu Do Carmo (PSL)

O terceiro caso de convocação de suplentes foi devido ao falecimento de um dos parlamentares, em julho de 2020. O vereador Chico Caiana (PBT) morreu devido a uma parada cardiorrespiratória e, em seu lugar, Luiz Pereira, do Progressistas, foi convocado como suplente.

O Plenário em Foco