EDUCAÇÃO

UEM abre inscrições para Vestibular e PAS 2022 nesta terça-feira (16)

Interessados têm até o dia 21 de setembro para garantir a participação nos processos seletivos

UEM abre inscrições para Vestibular e PAS 2022 nesta terça-feira (16)
Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deve se lembrar de fazer a opção pelo curso, turno e câmpus que pretende frequentar. - Foto: Divulgação/UEM

As inscrições para o Vestibular e PAS 2022 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão disponíveis a partir desta terça-feira (16). Nos dois processos seletivos, os candidatos terão até 21 de setembro para se inscrever, com a opção de mais de 70 cursos de graduação oferecidos pela instituição.

A novidade deste ano é que, além do site oficial, os interessados poderão se inscrever pelo app Vestibular UEM. O prazo é até o dia 21 de setembro. As provas do Vestibular 2022 serão aplicadas em 12 de fevereiro de 2023, das 13h50 às 19 horas.

Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deve se lembrar de fazer a opção pelo curso, turno e câmpus que pretende frequentar. Além de Maringá, a universidade oferece graduações em cinco câmpus regionais.

TAXA DE INSCRIÇÃO — A taxa de inscrição será de R$ 167, que poderá ser paga até 23 de setembro. A UEM oferece opção de isenção da taxa para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam integrantes de família de baixa renda, com ganhos de até meio salário mínimo por pessoa. O prazo para solicitação da isenção será de 16 a 24 de agosto. 

COTAS — É possível concorrer às vagas nos cursos de graduação da UEM a partir de três modalidades de cotas, e a opção por qualquer uma delas deve ser feita já no ato de inscrição. 

Pelas cotas sociais são destinadas 20% das vagas a candidatos que cursaram os ensinos fundamental e o médio em escolas da rede pública ou que possuam registro CadÚnico, além disso não podem ser portadores de diploma de curso superior.

Há também o sistema de cotas para negros com a reserva de 20% das vagas, divididas em duas categorias: 3/4 para candidatos negros (pretos e pardos) que atendam aos critérios das Cotas Sociais e 1/4 dessas vagas independentemente de questões sociais.

E, por último, há a destinação de 5% das vagas para pessoas com deficiência, que deve ser comprovada por meio de laudos caracterizadores, emitidos por profissional de saúde de nível superior, com conhecimento na área da deficiência declarada.

Maringa.Com com informações da Universidade Estadual de Maringá