CULTURA

Escritora maringaense lança seu primeiro livro de poemas neste sábado (6) no CAC

Lançado pela editora Iperfil, “A última vez que duvidei de mim”, de Michelle Joaquim, reúne 43 poemas com ilustrações de Thiago Caleffi

Escritora maringaense lança seu primeiro livro de poemas neste sábado (6) no CAC
Michelle Joaquim lança seu primeiro livro a partir de uma seleção de poemas e textos que estavam engavetados. - Foto: Divulgação

Neste sábado (6), no Centro de Ação Cultural de Maringá, a escritora maringaense Michelle Joaquim lança seu primeiro livro, pela editora Iperfil. “A última vez que duvidei de mim” reúne 43 poemas, sobre diversos assuntos, mas com a abordagem predominante de temas políticos e feminismo. 

A obra tem ilustrações do artista Thiago Caleffi e prefácio assinado pela cientista social, pesquisadora e crítica de artes, Elaine Campos. A publicação foi viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti e terá a distribuição gratuita de mil exemplares. 

LANÇAMENTO — Serão realizados dois eventos para o lançamento do livro. O primeiro será uma noite de autógrafos no sábado (6) às 19h30 no CAC – Centro de Ação Cultural, com a participação especial de um grupo de choro e uma mini exposição com outras experimentações artísticas.

Lançamento do livro “A última vez que duvidei de mim” será realizado em duas noites de evento. Foto: Divulgação

A segunda noite de evento será no domingo (7) com um sarau de Lançamento às 16h na Casa Lunar (Rua Ibirá, 156, Jd. Alvorada) com a presença de poetas, escritores, mestre de cerimônias, DJ Babu e microfone aberto para quem quiser participar.

SOBRE A AUTORA — Michelle Joaquim tem 35 anos, é graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Estudos Literários, e atua como revisora, professora e escritora. 

Começou a escrever com certa regularidade quando ainda fazia graduação, mas foi só depois de participar do Coletivo Palavrão de Experiências Literárias que começou a se reconhecer como escritora. 

“Quando uma mulher se reconhece escritora, e não duvida mais de sua capacidade, ela diz a todas as outras mulheres que elas também são capazes do que quiserem”.

O livro “A última vez que duvidei de mim” nasce de uma seleção de poemas e textos que estavam engavetados. A aparente simplicidade dos poemas é uma escolha estética. Em poemas de dois ou 20 versos, há sempre um convite para a reflexão sobre a vida cotidiana e, por isso mesmo, filosófica. Um convite acessível pela linguagem popular e pelos poemas curtos e ilustrados. 

2 Coelhos Comunicação e Cultura