CULTURA

Produção "Concertos ao Meio-Dia" começa a ser apresentada dia 3 de agosto com entrada gratuita

Projeto é realizado por alunos e docentes da Escola de Música e cursos ligados ao Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá

Produção "Concertos ao Meio-Dia" começa a ser apresentada dia 3 de agosto com entrada gratuita
Com entrada gratuita, as apresentações serão realizados na Sala Joubert de Carvalho, localizada na avenida 15 de Novembro, número 514. - Foto: Divulgação UEM

Começa nesta quarta-feira, 3 de agosto, a série "Concertos ao Meio-Dia", prevista para acontecer a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30. Serão ao todo 10 apresentações musicais no período de agosto até novembro com o objetivo de levar ao público em geral a produção musical desenvolvida pela EMU e pelo DMC por meio de amostras ao vivo.

Com entrada gratuita, as apresentações serão realizados na Sala Joubert de Carvalho, localizada na avenida 15 de Novembro, número 514. O projeto é uma realização conjunta dos projetos de extensão “Unicâmara”, da Escola de Música (EMU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e “PIN (Piano como Instrumento de Informação, Inclusão e Interdisciplinaridade)”, do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC) da universidade.

Confira a programação do evento de inauguração do Concertos ao Meio-Dia:

  • William Henry Squire (1871-1963): Danse Rustique - com Saulo Fernandes Demchuski Generoso, violoncelo e Nicolly Bernardo Teles, piano.
  • Ernesto Nazareth (1863-1934): Brejeiro - com Jordanna Andretto, piano.
  • Brasílio Itiberê da Cunha (1846-1973): A Sertaneja - com Helena Inoue, piano.
  • O. Lorenzo Fernândez (1897-1948): Três Estudos em Forma de Sonatina - com Yuri Prieto, piano. 
  • Leo Brouwer (1939): Um dia de noviembre - com Carlos Diomezio, violão.
  • J. S. Bach (1685-1750): Allegro BWV 998 - com Gabriel Pimenta, violão.
  • Domenico Scarlatti (1685-1757): Sonata em mi maior K.380 - com Flávio Apro, violão.

Esta produção musical na UEM é gerada anualmente pelos professores e alunos da Escola de Música e do Departamento. O curso técnico em Instrumento Musical (Educação Profissional) e os cursos de bacharelado e licenciatura em Instrumento, Regência, Composição e Educação Musical são a base desta produção.

Na maioria das ocasiões, este trabalho fica restrito ao ambiente acadêmico. A chegada dessa produção aos espaços alternativos, fora do câmpus da UEM, pode favorecer a formação e o fortalecimento de outras plateias, de acordo com a avaliação dos organizadores da série “Concertos ao Meio-Dia”.

Universidade Estadual de Maringá