CIDADE

Final de semana chegando: confira opções gratuitas de lazer em Maringá

Exposições, shows, sessões de cinema e apresentações de teatro são algumas das alternativas para maringaenses que buscam diversão gastando pouco ou nada

Foto aérea noturna de Maringá. Com foco na Catedral da cidade, que está iluminada com luzes verdes.
Cinfira a programação de eventos gratuitos para curtir durante o final de semana em Maringá. - Foto: Instagram @maringacom

Neste período de fim de mês, nada melhor do que encontrar alternativas gratuitas (ou que não custam quase nada) de lazer e diversão para o final de semana. Apresentações de teatro, shows, exposições e até mesmo sessões de cinema podem ser prestigiadas sem custo algum em Maringá. Veja algumas sugestões de eventos gratuitos que acontecem na cidade. 

TEATRO — Apresentações de teatro gratuitas acontecem todas as semanas em Maringá através do ‘Convite ao Teatro’ e ‘Convite à Música'. Graças a prêmios de incentivo à cultura, outras iniciativas de diferentes companhias e organizações disponibilizam apresentações gratuitas em parceria com a Secretaria de Cultura de Maringá.

Teatro Reviver Magó de Maringá é palco de inúmeras apresentações culturais gratuitas na cidade. Foto: Divulgação PMM

Com programação divulgada semanalmente, as atrações teatrais e musicais de graça acontecem, na maioria das vezes, nos teatros municipais Barracão e Reviver Magó, localizados na Praça Professora Nadir Cancian e Praça de Todos os Santos, respectivamente.

Outro teatro de grande destaque em Maringá é o Teatro Marista, localizado na avenida Itororó, que apesar de, na maioria das vezes, trazer atrações pagas à cidade, também é palco de algumas apresentações gratuitas. A mais recente foi encerrada na semana passada, o Femucic 2022.

Atualmente estão sendo exibidas peças de teatro como ‘Más Monas’, ‘LEVANTE’ e ‘Um encontro de luz e som’. Clique aqui e confira a programação de teatro em Maringá. 

CINEMA — Para os apaixonados pela sétima arte também há alternativas de cinema sem gastar nada. Sessões gratuitas são realizadas todos os sábados no Auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal, com o projeto ‘Convite ao Cinema’. Sob curadoria de Paulo Campagnolo, o projeto apresenta obras cinematográficas de diferentes épocas e países e promove um bate-papo sobre os filmes, tudo de graça. A programação completa está disponível em Eventos, no Maringa.Com. Clique aqui e confira. 

Outro projeto de cinema gratuito, realizado esporadicamente, é o ‘Cinema A Céu Aberto’ em Maringá. Com sessões realizadas em praças e parques da cidade, é possível promover piqueniques durante a exibição do filme. Novas edições serão divulgadas em breve.

Sessões de cinema ao ar livre reúnem dezenas de maringaenses em praças de Maringá. Foto: Divulgação PMM

EXPOSIÇÕES — A programação de exposições disponíveis para visitação gratuita ou quase de graça em Maringá é vasta. Além das alternativas fixas como o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (MUDI), o Museu da História de Maringá da Unicesumar e o Museu do Computador, algumas exposições estão disponíveis temporariamente no Centro de Ação Cultural de Maringá, no Teatro Calil Haddad e até mesmo na Biblioteca Central da UEM. 

O Centro de Ação Cultural de Maringá recebe diversas exposições por ano, todas gratuitas. Foto: Divulgação PMM

Atualmente, estão em cartaz exposições como ‘Acordeluz’, que realiza apresentações capazes de transformar música em luz, o  ‘Ausências’ com fotografias que representam o período de isolamento nas escolas e o ‘Tempo e o Templo’, apresentando a história completa da construção da Catedral de Maringá. Clique aqui e confira a programação completa de exposições em Maringá.

Além das alternativas culturais, os maringaenses também aproveitam o final de semana para curtir a família ou relaxar nos bosques e parques da Cidade Verde. Os pontos favoritos são o Parque Buracão, o Parque do Ingá, o Bosque das Grevíleas e até mesmo a Praça da Catedral. Quer conhecer outros atrativos de Maringá? Clique aqui e acesse a seção de Turismo do Maringa.Com para conferir os principais pontos turísticos da cidade.

Maringa.Com